Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
AVALIAÇÃO
10 de abril de 2015

Por que é importante fazer o Enade?

Exame deste ano avaliará qualidade dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda
Por Rafael Timm
Campanha da PUCRS para o Enade 2015. Foto: Divulgação

Campanha da PUCRS para o Enade 2015. Foto: Divulgação

A avaliação do ensino das universidades é importante para ratificar a qualidade do aprendizado do aluno. “O mundo inteiro faz processos de avaliação para ver se a formação está boa. O Brasil é que não está acostumado”, analisa o coordenador do Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Fábian Chelkanoff, sobre as críticas ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A prova, que acontece a cada três anos, por curso, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos. Neste ano, a avaliação irá ocorrer no dia 22 de novembro para os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016. Ou que tenham concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo. As inscrições para os estudantes habilitados para o exame é de 6 de julho a 7 de agosto. Para alunos com situação irregular junto ao Enade, os registros devem ser feitos entre os dias 15 e 26 de junho.

O processo de avaliação do Enade considera quatro fatores: prova, questionário de impressões dos alunos sobre a prova, questionário do estudante e o questionário do coordenador do curso. São conferidas notas de um a cinco. Segundo Chelkanoff, o exame é fundamental porque ele consegue avaliar e dar uma boa resposta de como está a qualidade de ensino. “Para o currículo do aluno é importante, pois ele confere uma marca de que ele estudou numa faculdade de qualidade, certificada pelo Ministério da Educação”, analisa.

Desde 2010, o Núcleo de Criação do Espaço Experiência (EE) produz as campanhas publicitárias do Enade para a PUCRS. A professora de Publicidade e Propaganda Rosane Palacci Santos, responsável pela relação entre a Pró-Reitoria Acadêmica e o EE, conta que no início havia total desconhecimento sobre para que servia e o que era a avaliação, por parte dos alunos. “Neste ano, queremos transmitir para os estudantes a importância do reconhecimento da qualidade de ensino para o seu futuro profissional”, explica Rosane. O slogan da campanha é Respeito pelo seu diploma. Outro ponto para a conscientização é entender que o professor também faz parte desse processo. “Queremos que os alunos se envolvam de forma pró-ativa”, afirma. E complementa: “precisamos entender os processos avaliativos como formativos para toda a comunidade acadêmica, nos conscientizando e criando uma cultura de avaliação no sentido de qualificarmos cada vez mais a instituição da qual fazemos parte e levamos o nome”.

As mudanças dos critérios de distribuição das bolsas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), promovidas pelo governo federal este ano, conferem maior importância para a nota da faculdade no exame. “O governo deixou claro que primeiro daria bolsas para instituições com nota cinco. Depois, com nota quatro. Se sobrar, para cursos nota três. Os alunos que prestarão a prova devem pensar no legado que um bom resultado deixa para os próximos estudantes”, esclarece.

O mercado de trabalho também está atento à qualidade das instituições. Segundo o coordenador, algumas empresas não contratam estagiários de faculdades com nota inferior a quatro. ”A prova será em um domingo. Possivelmente vai ter sol. Vai estar quente. Porém, faz parte do jogo. Se o estudante não fizer a prova, não cola grau”, avisa Chelkanoff.  No site da PUCRS estão as provas e os gabaritos dos anos anteriores, além de uma série de respostas sobre perguntas frequentes do exame.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org