Abrir uma universidade para o mundo significa aproximar as pessoas e expandir pontos de vista. Os programas de intercâmbio oferecidos para alunos da Pontifícia Universidade Católica d0 Rio Grande do Sul (PUCRS) buscam garantir dimensão internacional à Universidade, unindo culturas e aperfeiçoando os currículos disciplinares. Na tarde dessa quarta-feira (08) no Auditório do prédio 40, a professora Flavia Valladão Thiesen, coordenadora do Programa de Mobilidade Acadêmica da PUCRS , falou sobre os principais objetivos e meios oferecidos para quem pretende estudar fora do país. Segundo ela, um ano de antecedência é o mínimo para se programar um curso sanduíche. “Mobilidade é uma coisa para se planejar. Quem gostaria de ir ano que vem e ainda não se mexeu, esqueça”, afirmou.
Desenvolver habilidades linguísticas e culturais, além de fortalecer a autonomia do indivíduo estão entre as principais finalidades do programa, o qual encoraja, também, trocas de realidades entre os estudantes de diferentes partes do mundo. “Reclamamos muito que as pessoas não sabem nada sobre o Brasil, mas nós também conhecemos muito pouco sobre os países do Oriente, por exemplo”, alegou Flavia. A professora ainda afirma que a mobilidade se torna uma vivência e uma prática de extrema importância para o currículo do estudante e para sua vida, complementando aspectos da própria índole do indivíduo.
As oportunidades incluem países como o Japão e a Holanda, e estão disponíveis para cursos de graduação e pós-graduação. Os programas oferecidos incluem bolsas de Acordos Bilaterais, onde a PUCRS envia estudantes para instituições internacionais e, ao mesmo tempo, recebe alunos estrangeiros. Isso demanda novidades dentro do campus, fazendo com que a PUCRS inove em cursos com aulas em diferentes línguas e programas, como o Amigo Universitário, que consiste no apadrinhamento de alunos do exterior por estudantes da Universidade.
Entre os estudantes de comunicação, cursos promovidos pelo ELAP e pelo Santander Universidades estão entre os mais procurados. O programa Top China é um dos destaques, em que os estudantes ganham bolsas integrais de três semanas para estudar temas da atualidade e conviver com a cultura chinesa.
Todas as universidades participantes exigem exames de proficiência, que podem ser aplicados fora (como no caso do TOEFL e do IELTS) ou dentro da PUCRS. Os editais costumam ser divulgados principalmente pela página no facebook, mas também podem ser encontrados no site institucional.