Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
15˚ SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
9 de outubro de 2014

Por que internacionalizar o currículo?

A resposta para essa pergunta foi respondida durante a palestra Oportunidades de Estudo no Exterior
Por Giovana Fleck
Foto: Helena Rocha

Foto: Helena Rocha

Abrir uma universidade para o mundo significa aproximar as pessoas e expandir pontos de vista. Os programas de intercâmbio oferecidos para alunos da Pontifícia Universidade Católica d0 Rio Grande do Sul (PUCRS) buscam garantir dimensão internacional à Universidade, unindo culturas e  aperfeiçoando os currículos disciplinares. Na tarde dessa quarta-feira (08) no Auditório do prédio 40, a professora Flavia Valladão Thiesen, coordenadora do Programa de Mobilidade Acadêmica da PUCRS , falou sobre os principais objetivos e meios oferecidos para quem pretende estudar fora do país. Segundo ela, um ano de antecedência é o mínimo para se programar um curso sanduíche. “Mobilidade é uma coisa para se planejar. Quem gostaria de ir ano que vem e ainda não se mexeu, esqueça”, afirmou.

Desenvolver habilidades linguísticas e culturais, além de fortalecer a autonomia do indivíduo estão entre as principais finalidades do programa, o qual encoraja, também, trocas de realidades entre os estudantes de diferentes partes do mundo. “Reclamamos muito que as pessoas não sabem nada sobre o Brasil, mas nós também conhecemos muito pouco sobre os países do Oriente, por exemplo”, alegou Flavia. A professora ainda afirma que a mobilidade se torna uma vivência e uma prática de extrema importância para o currículo do estudante e para sua vida, complementando aspectos da própria índole do indivíduo.

As oportunidades incluem países como o Japão e a Holanda, e estão disponíveis para cursos de graduação e pós-graduação. Os programas oferecidos incluem bolsas de Acordos Bilaterais, onde a PUCRS envia estudantes para instituições internacionais e, ao mesmo tempo, recebe alunos estrangeiros. Isso demanda novidades dentro do campus, fazendo com que a PUCRS inove em cursos com aulas em diferentes línguas e programas, como o Amigo Universitário, que consiste no apadrinhamento de alunos do exterior por estudantes da Universidade.

Entre os estudantes de comunicação, cursos promovidos pelo ELAP e pelo Santander Universidades estão entre os mais procurados. O programa Top China é um dos destaques, em que os estudantes ganham bolsas integrais de três semanas para estudar temas da atualidade e conviver com a cultura chinesa.

Todas as universidades participantes exigem exames de proficiência, que podem ser aplicados fora (como no caso do TOEFL e do IELTS) ou dentro da PUCRS. Os editais costumam ser divulgados principalmente pela página no facebook, mas também podem ser encontrados no site institucional.

 

 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org