Saudade é o preço que se paga por viver momentos inesquecíveis. Tal frase, um verdadeiro clichê popular, torna-se, de certa forma, uma descrição singela para os sentimentos vividos por todos aqueles que passaram por períodos marcantes em suas vidas. E é com o intuito de capacitar ainda mais os profissionais da área da comunicação que a Faculdade de Comunicação Social (Famecos), a partir do programa Educação Continuada da PUCRS, lançou o curso de pós-graduação em Jornalismo Digital, que, entre seus selecionados, estão ex-famequianos. Ex-alunos, hoje profissionais, voltam às raízes de sua formação para se aprimorarem ainda mais nas modernas técnicas de sua área. Na busca pela especialização adequada no antigo ambiente de estudo, a nostalgia torna-se inevitável.
A possibilidade de regresso sensibiliza a todos que passaram por suas respectivas faculdades. Na Famecos não é diferente. Yasmine Santos, formada em 2012 em jornalismo, visando à atualização e aprofundamento no meio digital, aproveita a chance de unir o lado profissional ao sentimental. “É como se eu estivesse retornando pra casa. Chamo de casa todos os lugares que me fazem bem, que me acrescentem algo e onde eu possa ser eu mesma. E a Famecos é como uma casa pra mim”, admite Yasmine.
Em meio ao mundo cibernético que vivemos hoje, o curso, com duração de dois anos, promete tornar o aluno apto a assumir todas as atividades e funções no cenário da comunicação digital, especialmente no jornalismo online. “Falávamos muito em futuro, que a internet seria o futuro. E aqui está, o futuro chegou. Preciso estar atualizada e ter conhecimentos aprofundados para ser uma profissional de destaque”, acrescenta Yasmine, cujo currículo inclui passagens pela assessoria de imprensa da TIM, radiojornalismo na Band a uma experiência no renomado jornal britânico The Guardian.
Andréia Mallmann, professora e coordenadora do curso, ministrará as disciplinas de Hipermídia: Interfaces Digitais e Inovação e Metodologia em Projetos Digitais, voltando a dar aulas aos mesmos profissionais que um dia ela ajudou a formar. “É maravilhoso. Alguns alunos entraram adolescentes na faculdade e hoje são profissionais em busca de aprimoramento. É sempre muito bom tê-los de volta. Sinto orgulho e admiração por estarem dando continuidade na busca pelo conhecimento.”