Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Palestra
17 de outubro de 2017

Potter e Arthur Gubert falam sobre o SXSW na Famecos

Comunicadores do Grupo RBS abordaram tendências da conferência em palestra
Por Isadora Padoa

Integrantes do Pretinho Básico são formados em Jornalismo pela Famecos. (Foto: Vinicius Silveira)

Nessa noite de segunda-feira (7), a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu dois nomes ilustres da mídia gaúcha para palestra sobre o South by Southwest (SXSW), conferência realizada em Austin, no Texas (EUA), em março. Luciano Potter e Arthur Gubert, comunicadores do Grupo RBS e integrantes do programa Pretinho Básico, da Rede Atlântida, compareceram ao evento e compartilharam os conhecimentos adquiridos com os alunos da Faculdade.

O SXSW tem programação complexa, com atividades que variam desde painéis e palestras até sessões de filmes e shows de artistas pop. As temáticas incluem tecnologia, arte, moda e política. O Texas é um dos estados mais tradicionalistas dos Estados Unidos, o que torna ainda mais inspiradora a premissa do evento. “O SXSW é uma ilha liberal no meio de um estado que é super conservador”, opinou Gubert. É difícil resumir um evento tão diversificado, mas os comunicadores se esforçaram para separar os assuntos mais pertinentes para os alunos e relacioná-los com tópicos presentes nas aulas da Faculdade.

Um dos pontos abordados foi o valor dos dados na sociedade atual. Para exemplificar, os palestrantes ilustraram o caso de geohot, hacker americano que criou um dispositivo capaz de transformar qualquer carro em um automóvel que conduz a si mesmo, similar ao modelo proposto pela Tesla. O mecanismo estaria disponível pelo valor relativamente baixo de US$ 1 mil, mediante a coleta de dados de vias pelo usuário através de um aplicativo para smartphones. De certa maneira, portanto, dados seriam tão preciosos para empresas que estariam servindo como moeda de troca. Apesar disso, muitas informações são recolhidas sem qualquer permissão, já que os celulares mantêm registros de áudio de tudo que acontece perto deles, por exemplo.

A inteligência artificial também foi pauta dos ministrantes. Uma das iniciativas mencionadas foi a parceria entre o Waze e o Dunkin’ Donuts, cadeia de restaurantes de café da manhã dos Estados Unidos. Através de um mecanismo no aplicativo, o usuário poderia incluir uma filial do Dunkin’ Donuts em sua rota diária e pedir diretamente pelo software, que memorizaria as preferências do cliente. “A máquina vai aprender como você se comporta e você vai inconscientemente consumindo”, explicou Gubert, que também abordou o filme Her, no qual um homem se apaixona por um sistema operacional, e o Quartz, aplicativo que apresenta notícias em forma de conversa. Além disso, o tópico foi utilizado para apoiar a teoria de que o jornalista deve ser um profissional multifacetado no mercado de hoje. “Você não precisa de um ser humano para escrever uma notícia factual do dia”, polemizou Gubert, fazendo referência a robôs que já são capazes de escrever pequenas matérias sozinhos.

Os ministrantes também estabeleceram relação entre o jornalismo e o entretenimento utilizando o La Urna, série de vídeos produzida para a ZHTV (hoje GaúchaZH Vídeo) que une a política e a irreverência. Eles também mencionaram o quão importante é a produção desse tipo de conteúdo alternativo, já que, “no Rio Grande do Sul, o meio tradicional é muito forte”, como disse Gubert. A iniciativa pode ser comparada aos late shows dos Estados Unidos, que, mesmo tendo o objetivo de entreter, fazem críticas políticas por muitas vezes mais incisivas do que os meios mais conhecidos.

As fake news, tão disseminadas nos dias de hoje, não poderiam ficar de fora. “As pessoas estão distribuindo mais links falsos do que verdadeiros”, afirmou Potter, sustentado por dados que mostram que quase 60% das notícias compartilhadas no Facebook sobre a Operação Lava-Jato eram infundadas.

Mesmo com seriedade, os ministrantes conseguiram conferir à palestra um tom descontraído e irreverente, características pelos quais já são conhecidos no Programa Pretinho Básico. Os jornalistas agradeceram a todos pela presença e demonstraram alegria de voltarem à Famecos, onde estudaram antes de trabalhar no Grupo RBS.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org