Cristiane Finger, Roberto Tietzmann, Eugenia Barichello e Antonio Hohlfeldt (Foto: Letícia Monteiro)
A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu na tarde dessa terça (25) a doutora em Comunicação Eugenia Barichello, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Eugenia tratou sobre Autoria na elaboração de uma tese, questão persistente em seus estudos. Certo tempo de seu estágio Pós-doutoral na Universidade de Londres foi dedicado ao tema.
A aula teve uma breve introdução do diretor da Famecos, João Guilherme Barone, que destacou o quanto as novas questões metodológicas que seriam apresentadas podem ajudar a todos. Eugenia trouxe para os alunos da pós-graduação pontos para reflexão, dicas importantes e experiências vivenciadas durante mais de duas décadas como professora de metodologia e epistemologia da Comunicação. Ela citou três perguntas que podem sintetizar o tema. Como ser o autor de uma tese? Como escrever uma tese autoral? Como coordenar o diálogo com os autores convocados e seus conceitos para provar o argumento da tese?
A tese prevê que o autor defenda uma proposição e sustente sua argumentação a partir de uma investigação sobre o tema. Segundo a doutora, é a oportunidade de se envolver em um diálogo escrito com os pesquisadores da área e aprofundar conhecimentos. “O autor da tese precisa mostrar que se envolveu, compreendeu e respondeu com originalidade e competência ao conhecimento que sustenta a investigação”, afirmou. Durante a Aula Inaugural, foram apresentados e comentados tópicos com exemplos de exercícios realizados e pontos relevantes na realização de um trabalho acadêmico deste nível. Entre eles, a originalidade da tese, o processo autoral, a localização de bibliografia e a argumentação.