Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Comunicação
11 de outubro de 2017

PPGCom da Famecos atinge nota 5 na avaliação quadrienal do CAPES

Índice, resultado do trabalho de quatro anos, denota excelência nacional
Por Isadora Padoa

A coordenadora do PPGCom, Cristiane Gutfreind. Foto: Mariana Corrêa/Famecos/PUCRS

A última avaliação quadrienal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada no mês de setembro, foi motivo de comemoração para a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, e em toda a Universidade. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) subiu de nota 4 para 5, o que significa excelência nacional. A avaliação tem como objetivo contribuir para a garantia de qualidade da pós-graduação no Brasil.

A atual coordenadora do PPGCOM,  Cristiane Freitas, está confiante quanto à nota recém-obtida. “A Famecos sempre esteve na liderança dos programas”, comenta. Ela relata que o índice é consolidado, e que só pôde ser conquistado com o esforço contínuo dos professores, do corpo discente e da comissão coordenadora que conduziu o processo de avaliação, formada pelos professores Antônio Hohlfeldt, Cláudia Peixoto de Moura, Cristiane Finger e Roberto Tietzmann. “A avaliação é o conjunto, com todo o mérito para os discentes, mas quem tocou a orquestra foi essa coordenação”, avalia.

Coordenador do PPGCOM até a metade deste ano, Hohlfeldt compartilha da posição Cristiane: “Não é o coordenador sozinho que resolve problema, tem que ser um coletivo”. Ele comenta que, durante sua gestão, adotou três práticas para atingir a nota 5: a estimulação dos alunos a produzirem material e a participarem de congressos e revistas com seus artigos, a reformulação da proposta do programa e a manutenção da qualidade da produção dos livros e dos textos que mandavam para publicações. “Esses foram itens bem pontuais que nós acompanhamos. Cumprimos a primeira etapa, que era voltar pro 5, e agora, nos próximos quatro anos, vamos buscar o 6”, destaca.

A professora Cristiane afirma que, para realizar tal feito, o PPGCOM precisa de duas questões fundamentais: internacionalização e inserção social. “Nós já temos uma estrada que nos permite fazer esse percurso com mais tranquilidade, mas precisa de fato ter um incremento maior para consolidar esses dois itens e continuar produzindo, tanto alunos quanto professores, pois é isso que mantém o programa”, afirma.

O ex-coordenador do PPGCom, Antonio Hohfeldt, comemorou a conquista. Foto: Clarissa Menna Barreto/Famecos PUCRS

Apesar de já estar visando os próximos marcos, Cristiane reconhece e celebra as conquistas do presente. “Estamos em um período de razoável comemoração, que precisa ser valorizado”, comenta. Outros triunfos recentes do PPGCOM incluem a inserção da Revista Famecos no Scientific Electronic Library Online (SciELO), banco de dados bibliográfico de prestígio. Além disso, a revista também possui classificação A2 no Qualis CAPES, sistema brasileiro de avaliação de periódicos.

Nos próximos meses, o PPGCOM promove duas palestras com doutores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo programa atingiu nota 7. A primeira, ministrada pelo professor Denílson Lopes, será realizada no dia 26 de outubro, às 16h30, no auditório do prédio 7, e tratará de Imagens e Afetos Sem Fronteiras. Na próxima, o professor Maurício Lissovsky aborda Fotografia: A Melhor Amiga do Homem, com encontro marcado para o dia 16 de novembro, às 16h, no mesmo local. Também em novembro, dos dias 6 a 8, a Famecos recebe o XIV Seminário Internacional de Comunicação (SEICOM), cujo tema é Mídias em Transformação: Intermídia, Transmídia e Crossmídia.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org