O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUCRS completa 20 anos em 2014. O lançamento do selo comemorativo foi feito nesta terça-feira (11), durante a aula inaugural do programa, realizada no auditório da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) pela pesquisadora da USP, Maria Immacolata. O selo estampa as duas décadas de curso e foi criado a partir de uma analogia, proposta pelo professor Vinicius Mano e os alunos do Espaço Experiência, e passa a estar presente em todos os eventos do programa.
Com 16 professores doutores permanentes, quatro colaboradores e um bolsista PNPD, o PPGCOM atua com a área de concentração em Estudos das Práticas e Culturas da Comunicação e duas linhas de pesquisa: Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Informação e Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações. Ao longo de duas décadas, titulou 284 mestres e 148 doutores, num total de 432 egressos. O PPGCOM edita, também, duas publicações, a Revista Famecos (Qualis A 2) e a Revista Sessões do Imaginário (Qualis B 1) e publicou na 46 livros na Coleção Comunicação, além de outras publicações de seus professores.
Entre os eventos científicos promovidos, destacam-se o Seminário Internacional, realizado a cada dois anos, e que se encontra em sua 12ª edição, tendo iniciado em 1997. Diversos pesquisadores nacionais e internacionais proferiram conferências, palestras e seminários no Programa, entre eles Edgar Morin, Nestor Garcia Canclini, Armand e Michele Mattelart, Muniz Sodré, Dominique Wolton, Renato Ortiz, Gilles Lipovestsky, Roberto DaMatta, Jorge Gonzales, Michel Maffesoli, Lucia Santaella e Pierre Levy, entre outros.