Apresentador do CQC, programa semanal da Band e editor de um dos blogs mais acessados do Brasil, Marcelo Tas esteve na PUCRS no evento CONGREGARH realizado pela ABRH-RS. Tas destacou momentos de sua vida, sua relação com a evolução dos meios de comunicação e deu conselhos para empresários sobre como enfrentar o presente, antes mesmo de pensar no futuro.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Berkeley, nos anos de 2002 e 2003, a quantidade de informações produzidas e distribuídas pelo mundo foi maior do que em todos os anos da história somados. Tas atribuiu esse aumento aos celulares. Para ele, mudaram principalmente a velocidade e a quantidade da informação, aliadas com interatividade e mobilidade.
Ao comparar a sua geração com a atual, Marcelo Tas afirmou que, diferentemente das pessoas acostumadas a receber o conteúdo assistindo ao rádio ou a televisão, hoje o indivíduo é que vai atrás do conteúdo. “O aluno hoje tem muitos provedores de informação”, disse.
Tas falou muito sobre o Twitter. Seu perfil (/marcelotas), um dos mais populares do Brasil é, segundo ele, uma ótima fonte para acompanhar a repercussão do CQC. O apresentador recomendou que as empresas escutem mais os seus clientes e disse que a ferramenta de busca da rede social é muito útil para isso. “Você consegue ter acesso ao comportamento das pessoas”, afirmou.