A sexta edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão estão abertas para estudantes de graduação de Jornalismo. No ano em que o golpe militar no Brasil completa 50 anos, o tema escolhido para a criação das matérias é “As heranças do Golpe de 1964”. Os interessados podem produzir matérias individuais ou em grupo e para qualquer mídia. É obrigatória a participação de um professor de instituição de vínculo do aluno. As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de abril, no site.
O concurso tem o intuito de oferecer a todos os estudantes de jornalismo a oportunidade de colocar em prática a realização de uma matéria, desde a criação da pauta até o fechamento da reportagem. A partir do tema proposto, o estudante – ou o grupo de alunos – deverá desenvolver um projeto de pauta com no máximo 7 mil caracteres, indicando para qual das mídias (jornal, revista, rádio, televisão ou internet) a reportagem será produzida.
Os competidores serão avaliados por uma comissão formada por conselheiros do Instituto Vladimir Herzog e jornalistas convidados. Na primeira etapa, serão escolhidas as três melhores ideias de pauta a partir de critérios como a criatividade, relevância e execução do trabalho.
Os estudantes selecionados na fase inicial têm entre maio e agosto deste ano para produzir a reportagem. Os participantes precisarão desenvolver a matéria apresentada no esboço de pauta com a ajuda do professor da instituição e de um jornalista-mentor apontado pelo Instituto Vladimir Herzog. Custos de produção e roteiro da matéria devem ser determinados na fase de apresentação da proposta de pauta. A aprovação é responsabilidade do Instituto. Os projetos escolhidos serão divulgados na última semana de maio.
A reportagem deve ser entregue até o dia 30 de agosto, acompanhada de um Resumo Executivo detalhado sobre todo o processo de produção. A melhor matéria será divulgada em 29 de outubro. O autor (ou autores) da melhor matéria, juntamente com o orientador, será premiado com uma viagem de estudos, em local e data a serem definidos pelos organizadores. A premiação irá ocorrer na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).