Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
8 de junho de 2015

Prêmio ExxonMobil está com inscrições abertas

Antigo Prêmio Esso aceita trabalhos até o próximo dia 16 de julho
Por Bruna Viesseri
Identidade visual criada por Renata Maneschy, quatro vezes vencedora da Categoria Criação Gráfica Jornal

Identidade visual criada por Renata Maneschy, quatro vezes vencedora da Categoria Criação Gráfica Jornal

Referência quando se fala em premiação de jornalismo, o Prêmio ExxonMobil, antigo Prêmio Esso, está com inscrições abertas até o dia 16 de julho e com os valores reajustados. Serão 14 vencedores, que disputarão prêmios que vão de R$ 3,3 mil a R$ 33 mil. Os ganhadores serão anunciados no dia 19 de outubro, durante cerimônia realizada em novembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Trabalhos publicados na mídia impressa ou veiculados por emissoras de televisão em todo o Brasil, no período de 13 de agosto de 2014 a 16 de julho deste ano podem participar. Para isso, os jornalistas devem enviar seus trabalhos através do site do prêmio. No endereço também é possível consultar o regulamento. A avaliação dos trabalhos conta com a participação de cerca de 90 jurados, entre jornalistas, professores universitários e especialistas em Comunicação.

Após 60 anos de existência e consolidado como um dos mais prestigiados da imprensa no país, o prêmio teve o nome alterado neste ano, mas mantém sua essência, permanecendo com as mesmas categorias e sistemas de aferição. Prova disso é o slogan do evento: Os nomes mudam, o jornalismo continua.

De acordo com material divulgado pelos organizadores, a mudança na nomenclatura reflete a atual estrutura de negócios da patrocinadora. Segundo entrevista publicada no site do prêmio, o presidente da ExxonMobil no Brasil, Alexandre Láper Marques, apontou que a marca Esso foi sendo gradativamente retirada do mercado nos últimos cinco anos. “Hoje atuamos nos setores de exploração e produção de petróleo, químicos e prestação de serviços. Todas essas linhas estão sob a marca da corporação, que é ExxonMobil. Achamos mais coerente refletir essa realidade no nosso patrocínio de maior relevância”, explica.

Professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e primeira mulher no Estado a ganhar o prêmio, pela categoria especial de Telejornalismo, em 2004, Cristiane Finger aponta receio em relação à mudança. “Eu torço para que a força e o significado não se percam nessa alteração. O prêmio é uma referência que temos. Além da premiação e da conquista em si, existe um momento de debate sobre jornalismo e ética, que é muito importante mantermos”.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org