“Um símbolo na luta pela democracia, pela liberdade e pela justiça”, assim ficou marcado Vladimir Herzog, jornalista naturalizado brasileiro nascido na antiga Iugoslávia. Foi lembrando de sua luta pelos direitos humanos que o Comitê Brasileiro da Anistia (CBA) decidiu homenageá-lo dando seu nome a um dos prêmios mais prestigiados e aclamados do jornalismo brasileiro. O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos chega a sua 35º edição com o objetivo de reconhecer repórteres, fotógrafos ou radialistas que estejam trabalhando por um mesmo propósito: criar reportagens que estimulem a luta pela cidadania, agindo contra todo tipo de tortura e exclusão social. As inscrições vão até o dia 4 de agosto.
Mesmo fora dos tempos de ditadura, o Brasil ainda encontra-se num período de grandes injustiças sociais. O sistema de saúde e a educação são pontos de constante preocupação e desapontamento por grande parte da população. É denunciando estas situações que os profissionais da área do jornalismo adquirem sua importância social para o cenário nacional e, consequentemente, tornam-se dignos de um reconhecimento especial. O legado da luta pelos Direitos Humanos deixado por Vladimir, ou Vlado, como é originalmente grafado, se perpetua atráves dos trabalhos apresentados e premiados pelos participantes.
O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos recebe inscrições em nove categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), fotografia, televisão (documentário), televisão (reportagem), rádio, jornal, revista, internet (material jornalístico original produzido especialmente para internet) e especial: criança em situação de rua, que inclui todas as categorias. As incrições podem ser realizadas no site Prêmio Vladimir Herzog mediante ao preenchimento completo de uma ficha de inscrição e envio do material produzido pelo participante. Vale lembrar que todos os trabalhos enviados, premiados ou não, automaticamente passarão a fazer parte do acervo do Prêmio Vladimir Herzog e estarão disponíveis para consulta no site do evento.
Os vencedores serão conhecidos no dia 1 de outubro, e a solenidade de premiação ocorrerá no dia 22 de outubro, às 19h30min, no Memorial da América Latina, em São Paulo.