Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
OPORTUNIDADE
26 de junho de 2013

Prêmio homenageia a luta pelos Direitos Humanos

35º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos tem inscrições abertas
Por Calvin Pontel
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

“Um símbolo na luta pela democracia, pela liberdade e pela justiça”, assim ficou marcado Vladimir Herzog, jornalista naturalizado brasileiro nascido na antiga Iugoslávia. Foi lembrando de sua luta pelos direitos humanos que o Comitê Brasileiro da Anistia (CBA) decidiu homenageá-lo dando seu nome a um dos prêmios mais prestigiados e aclamados do jornalismo brasileiro. O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos chega a sua 35º edição com o objetivo de reconhecer repórteres, fotógrafos ou radialistas que estejam trabalhando por um mesmo propósito: criar reportagens que estimulem a luta pela cidadania, agindo contra todo tipo de tortura e exclusão social. As inscrições vão até o dia 4 de agosto.

Mesmo fora dos tempos de ditadura, o Brasil ainda encontra-se num período de grandes injustiças sociais. O sistema de saúde e a educação são pontos de constante preocupação e desapontamento por grande parte da população. É denunciando estas situações que os profissionais da área do jornalismo adquirem sua importância social para o cenário nacional e, consequentemente, tornam-se dignos de um reconhecimento especial. O legado da luta pelos Direitos Humanos deixado por Vladimir, ou Vlado, como é originalmente grafado, se perpetua atráves dos trabalhos apresentados e premiados pelos participantes.

O Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos recebe inscrições em nove categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), fotografia, televisão (documentário), televisão (reportagem), rádio, jornal, revista, internet (material jornalístico original produzido especialmente para internet) e especial: criança em situação de rua, que inclui todas as categorias. As incrições podem ser realizadas no site Prêmio Vladimir Herzog mediante ao preenchimento completo de uma ficha de inscrição e envio do material produzido pelo participante. Vale lembrar que todos os trabalhos enviados, premiados ou não, automaticamente passarão a fazer parte do acervo do Prêmio Vladimir Herzog e estarão disponíveis para consulta no site do evento. 

Os vencedores serão conhecidos no dia 1 de outubro, e a solenidade de premiação ocorrerá no dia 22 de outubro, às 19h30min, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org