O Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo pretende destacar os trabalhos veiculados na imprensa em prol do respeito aos direitos do homem. Podem concorrer matérias com a temática: “Segurança Pública: Padrão ditadura em plena democracia”, com denúncias sobre essa violação ou exaltação. Serão premiados os três melhores trabalhos nas categoria: Reportagem, Fotografia, Imagem de televisão, Charge, Rádio, Televisão, Online, Crônica e Acadêmicos. Na área Acadêmica é exclusiva para estudantes matriculados em faculdades de Comunicação Social que tenham realizado trabalhos jornalísticos sobre o tema do prêmio para publicações da universidade ou em estágio regular.
Para validar a participação no concurso, o material deve ter sido veiculado entre 16 de novembro de 2013 e 15 de novembro deste ano. Com excessão das categorias de Fotografia, Charge, Televisão e Imagem de Televisão que podem concorrer os trabalhos publicados e os não publicados. Para as categorias Reportagem, Fotografia (20×30), Charge, Acadêmicos e Crônica são necessárias quatro cópias dos trabalhos. Em Televisão e Imagem de Televisão (1 cópia), devem ser entregues no sistema DVD e, na categoria Rádio (1 cópia), ter duração média de 15 minutos – sem assinatura na abertura. Os trabalhos da categoria Jornalismo Online devem ser impresso (4 cópias), e também entregues em CD (1 cópia).
As inscrições vão até o dia 21 de novembro e devem ser entregues nos seguintes locais, pessoalmente ou através dos Correios: ARFOC-RS (Rua dos Andradas, 943, conjunto 808) ou Movimento de Justiça e Direitos Humanos (Avenida Borges de Medeiros, 340, sala 94, Centro Histórico – CEP. 90.020-020 – Porto Alegre/RS).