Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
23 de junho de 2016

Prêmio José Lutzenberger está com inscrições abertas

Concurso visa reconhecer matérias com temática ambiental
Por Mariana Brun
(Foto: Reprodução)

Concurso está em sua 3º edição (Foto: Reprodução)

Homenagear um visionário da sustentabilidade. Foi com esse objetivo que, em 2014, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Braskem desenvolveram o Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. Em sua 3º edição, o concurso está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto.

O prêmio visa incentivar a divulgação de experiências positivas, bem como os esforços de empresas e entidades, escolas e universidades, pessoas e instituições públicas e privadas na busca de soluções para o setor. As inscrições são restritas à jornalistas com atuação no Rio Grande do Sul, registrados na Delegacia Regional do Trabalho e Emprego, e estudantes devidamente matriculados em cursos de Jornalismo.

Podem ser inscritas matérias publicadas entre 1º de agosto de 2015 e 30 de junho de 2016, que se enquadrem nas categorias de jornalismo impresso, fotojornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário. Os vencedores serão conhecidos em setembro, durante evento de encerramento e entrega das premiações. O regulamento completo pode ser conferido no site.

Helena Rocha e Cândida Schaedler, alunas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, conquistaram o troféu da categoria Universitário em 2015. Cândida, que hoje cursa mestrado na Faculdade, afirma que sempre teve curiosidade em entender a questão do agronegócio brasileiro. A oportunidade surgiu ao entrar para o Editorial J, laboratório de jornalismo convergente da Famecos. “Quando soube que a Helena estava fazendo uma reportagem sobre alimentação orgânica, logo pensamos em unir as duas abordagens e produzir, então, um material mais completo”, afirma. Juntas, elas realizaram a reportagem multimídia Por que o Brasil resiste ao alimento verde?.

“Receber o troféu Braskem de Jornalismo Universitário foi um incentivo muito grande para continuar a acreditar que contar boas histórias faz a diferença”, afirma Cândida. Segundo ela, além de ser um diferencial no currículo, o prêmio é importante porque demonstra que, mesmo na graduação, é possível levar adiante uma reportagem pertinente.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org