Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
8 de janeiro de 2015

Encontro realizado pela Alcar promove Prêmio

TCCs, artigos e outras produções acadêmicas podem concorrer e participar de grupos temáticos
Por Giovana Fleck
Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Durante o 10º Encontro Nacional de História da Mídia da Associação Brasileira de Pesquisa de História da Mídia (Alcar) será realizada a 3ª edição do Prêmio José Marques de Melo voltado aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de graduação e que podem ser associados ao tópico principal do evento: A memória na era digital. Trata-se de uma oportunidade para bolsistas de iniciação científica, alunos que defenderam o TCC recentemente e estudantes que tenham realizado pesquisas em disciplinas.

As modalidades que serão avaliadas se dividem em artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação; trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em coautoria com os respectivos orientadores e textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões. Um modelo  para submissão de trabalhos estará disponível em breve no site da Alcar.

A memória na era digital foi o tema escolhido para compor os trabalhos. Assuntos como a redemocratização do Brasil e a primeira década de ações de Congressos da Rede de Pesquisadores de História da Mídia constam como subtemas na elaboração dos textos.

Além do Prêmio, os grupos temáticos da Alcar também recebem trabalhos de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e alunos de graduação. Os textos deverão ter temas centrais relacionados com algum dos grupos propostos pela organização do evento (História do Jornalismo, História da Publicidade e da Comunicação Institucional, História da Mídia Digital, História da Mídia Impressa, História da Mídia Sonora, História da Mídia Audiovisual e Visual, Historiografia da Mídia e História da Mídia Alternativa).

As inscrições ocorrem entre os dias 1 de março (domingo) e 20 de maio (quarta-feira), porém, os trabalhos que serão julgados têm o dia 20 de abril (segunda-feira) como prazo limite para envio. Para inscrições nos grupos temáticos, os textos completos deverão ser enviados simultaneamente para o(s) e-mail(s) do(s) coordenador(es) (disponíveis no regulamento) e para o e-mail da comissão científica: trabalhos.alcar2015@gmail.com. Caso o interesse seja no Prêmio José Marques de Melo, os concorrentes devem encaminhas as produções apenas para o endereço da comissão científica. A confirmação da admissão no Prêmio será enviada aos candidatos no dia 20 de maio.

Professor da Universidade Metodista de São Paulo e diretor da Cátedra Unesco de Comunicação, José Marques de Melo participou da fundação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Formou várias gerações de jornalistas e de pesquisadores acadêmicos como professor, tendo dirigido mais de 60 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado no âmbito das Ciências da Comunicação. Há três anos o prêmio homônimo é realizado por uma parceria entre a Alcar, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). 

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org