Estudantes de Jornalismo já podem concorrer ao 7˚ Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Neste ano, as propostas abordam o tema Desafios da Liberdade de Expressão no cenário dos Direitos Humanos: retratos no Brasil de hoje. As inscrições podem ser feitas pelo site, a partir dessa quinta-feira (2) até 5 de maio de 2015.
A ideia é obter dos participantes pautas de reportagens investigativas sobre situações que mostrem e ilustrem os desafios e as ameaças à liberdade de expressão no Brasil de hoje. A inscrição pode ser individual ou em equipes de até três estudantes, com a participação obrigatória de um professor orientador na elaboração do projeto. São os próprios estudantes que definem a mídia na qual o trabalho será produzido. Uma banca julgadora selecionará três projetos de pauta e os apresentará ao público no início de junho. Os alunos deverão desenvolver suas reportagens entre junho e setembro.
O grupo que produzir a melhor matéria receberá como Prêmio Especial uma viagem para visitar importantes centros históricos ligados à defesa dos direitos humanos, sempre acompanhado do professor orientador. A diplomação dos vencedores será na noite de 20 de outubro, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica – TUCA, em São Paulo, na cerimônia do 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão e do 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Mais informações podem ser encontradas no regulamento.