O Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo, promovido pela AGCO do Brasil Comércio e Indústria Ltda., chega a sua 13ª edição e incentivará a valorização do trabalho de jornalistas do Brasil e dos demais países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O objetivo da premiação é reconhecer matérias que difundem, através da mídia, temas relativos ao agronegócio, bem como à produção e à tecnologia de questões ligadas direta ou indiretamente ao desenvolvimento econômico.
As inscrições são gratuitas, sem nenhuma taxa de participação, e podem ser feitas pelo site da competição até 10 de julho. Os trabalhos inscritos devem ter sido veiculados em qualquer tipo de mídia até o dia 1˚ de julho. É necessário que o material seja digitalizado na hora do cadastro. É imprescindível que as cópias encaminhadas mostrem o nome do veículo em que foi divulgado e a sua data de publicação. São três categorias: Jornal, TV, Revista, Multimídia e Fotojornalismo; Estudantes e Jornalista – América do Sul. As duas primeiras são destinadas aos profissionais do Brasil, e a última, categoria inédita inserida neste ano, é voltada para os repórteres sul-americanos. Cada participante poderá inscrever até três trabalhos em cada categoria.
A seleção dos finalistas será feita por uma Comissão Julgadora, composta por jornalistas e outros profissionais da área da Comunicação. A divulgação dos finalistas ocorre no dia 5 de setembro, no site da empresa e no endereço eletrônico do próprio concurso. A Comissão apontará, na data e no local da premiação, ainda a serem definidos, o vencedor de cada categoria. Além disso, os finalistas terão todas as despesas pagas pela AGCO do Brasil para compareceram à noite da entrega dos prêmios, exceto custos com a documentação.
O prêmio para os segundos e terceiros colocados, de todas as categorias, serão tablets de sete polegadas e câmeras fotográficas compactas, respectivamente. Para o primeiro lugar de Jornal, TV, Revista, Multimídia e Fotojornalismo, o prêmio é de R$ 10 mil. Para os estudantes, o vencedor levará R$ 5 mil. O vencedor na categoria Jornalista – América do Sul ganha uma viagem de cinco dias para o Rio de Janeiro, com acompanhante.