Defensoria Pública: Direitos Humanos, Cidadania e Defesas Coletivas é o tema do 4ª Edição do Prêmio de Jornalismo da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS). As inscrições se encerram no dia 12 de maio e podem ser feitas através do site da Associação. O prêmio tem como objetivo valorizar o profissional de imprensa e o compromisso com a cidadania, a educação em Direito e Direitos Humanos.
Os vencedores serão divulgados no dia 15 de maio, e a premiação ocorre no dia 23, na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). O prêmio é dividido em cinco categorias: Impresso (jornal/revista), Radiojornalismo, TV, Fotojornalismo e Novas Mídias. Os três primeiros colocados recebem torféus, e o primeiro e segundo lugares também recebem premiações em dinheiro. São aceitas reportagens de todo o Brasil, que podem ser de âmbito regional, nacional e internacional.
Ano passado, a BBC Brasil e a Al Jazeera Inglesa receberam troféus na categoria internacional. Produções do interior do Rio Grande do Sul também foram premiadas. Porto Alegre recebeu prêmio em mais de uma categoria, como televisão, impresso e fotografia. Jornalistas dos estados de Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal e Pernambuco foram igualmente contemplados na edição de 2014.