Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
26 de abril de 2010

Previsão do Tempo ganha espaço

Por Roberta Mello
A ex-famequiana Andressa Foresti apresenta a previsão do tempo na Band RS. (Foto: divulgação)

A ex-famequiana Andressa Foresti apresenta a previsão do tempo na Band RS. (Foto: divulgação)

Nunca a previsão do tempo foi tão importante para as pessoas. Estações do ano sem as características usuais de frio, calor, vento, chuva, etc…, fenômenos meteorológicos que provocam catástrofes pouco comuns em nosso país, determinaram um novo status para aqueles profissionais que atuam na veiculação de informações sobre o clima.

“Garota do tempo” do Jornal Band Cidade, veiculado pela TV Band no Rio Grande do Sul, e ex-aluna da Faculdade de Comunicação de Social (Famecos) da PUCRS formada em 2009, Andressa Foresti diz que o jornal valoriza muito a previsão do tempo, tendo três entradas ao vivo com mapas. Segundo Andressa, isso acontece por um motivo prático: “as pessoas querem informação que seja útil para elas e o jornalismo é isso, é serviço. Hoje, a previsão do tempo é um dos momentos de maior audiência do telejornal, justamente porque interessa a todos. Seja para as mulheres que têm uma festa e precisam saber se vão de vestido cavado ou não, ou para o homem que vai para o estádio assistir uma partida de futebol. Os acontecimentos do Rio de Janeiro são um bom exemplo de como a meteorologia é importante.”

Com as catástrofes climáticas ocorrendo em diversos estados do país e no mundo, bem como a possibilidade de tragédias incontroláveis, há uma preocupação da população em receber informações precisas e de qualidade. O Centro de Pesquisas de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) tem uma página na internet com uma grande quantidade de informações sobre meteorologia e um perfil no twitter. Como lembra Andressa Foresti, “a meteorologia nem sempre prevê com precisão o que está para ocorrer, mas isso também mostra a importância de se valorizar cada vez mais esse serviço.”

E como o seu trabalho é apresentar as previsões, aí vai uma dica da “Garota do tempo” da Band RS: “este outono será mais frio, cerca de 2 graus a menos do que a média. Nos próximos dias, a previsão é de bastante frio, com mínimas próximas de zero e sensação térmica negativa nos pontos mais altos do estado. Mas não esqueça, o tempo sempre pode ser imprevisível!”, completa. Então te liga na Band e confere a previsão para hoje e para amanhã com a ex-famequiana Andressa Foresti, a Garota do Tempo.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org