O primeiro dia do 23º SET Universitário, terça-feira, dia 21 de setembro, foi agitado com a realização das primeiras sete oficinas, sendo que algumas delas continuarão por mais um ou dois dias de evento. Na oficina de Técnica de Cartoon e Caricatura, ministrada por Alexandre Oliveira, ilustrador da Zero Hora e do Diário Gaúcho, os inscritos aprenderam as noções básicas de desenho de imprensa e foram convidados a produzir uma ilustração própria. A oficina continua nesta quarta-feira, dia 22 de setembro quando todos irão digitalizar e finalizar o material.
O professor Ticiano Paludo, da Famecos e da FACCAT/RS, ministrou Music Branding – A utilização da música na construção das marcas, sobre a relação dos estímulos sonoros com a construção de uma marca publicitária. Com duração de duas horas e 26 participantes, o mini-curso ressaltou a tendência do mercado de utilizar o som para emocionar o público.
Já no mini-curso Produção Audiovisual Para a Web, a relações públicas e professora da Famecos Silvana Sandini, juntamente com integrantes do Núcleo de Web do Espaço Experiência, ensinaram aos participantes noções básicas de transmissão ao vivo pela internet, por meio da ferramenta Ustream. A oficina teve duração de duas horas.
O jornalista Reinaldo Santos e o ex-morador de rua José Nedir Malta Ramires trouxeram uma questão à Famecos: Jornalismo de transformação: existe voz para quem mora nas ruas? Nesta oficina, os dois mostraram a elaboração do jornal Boca de Rua, publicação produzida por moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os participantes receberam exemplares do jornal e assistiram a um documentário.
Rodrigo Figueiredo, proprietário da empresa de consultoria Palco e formado em Relações Públicas pela Famecos, ministrou o curso Relações Públicas na gestão empresarial – uma abordagem prática. O consultor apresentou aos participantes as últimas tendências da comunicação, algumas ferramentas uma visão holística de negócios.
A também relações públicas Polianne Merie Espindola ministrou a oficina Comunicação, Cultura e Identidade em tempos fluidos, que termina nesta quarta-feira, dia 21. O laboratório tem enfoque na interpretação do material veiculado na mídia, e os participantes foram convidados a observar jornais, livros e sites, com o intuito de enxergar o cenário da comunicação.
O Telejornal do SET, uma das oficinas mais concorridas desta edição, teve início nesta tarde e terminará na quinta-feira, dia 23. Ministrado pelo diretor-executivo do Jornal SBT Rio Grande, Luiz Eduardo Rezende, o laboratório tem como objetivo aproximar os alunos da realidade da produção de um noticiário de TV. Os participantes foram convidados a produzir um telejornal para ir ao ar hoje mesmo.
Mais oficinas aguardam os alunos da Famecos amanhã à tarde e quinta-feira. Para mais informações sobre o evento, acesse http://www.pucrs.br/famecos/set ou siga o twitter @setfamecos2010 e a hashtag #set2010.