Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
8 de junho de 2017

Primeiro dia do Festival de Publicidade teve homenagens e palestras

Estão reunidos em Gramado grandes nomes da Comunicação
Por Julia Aguiar Bueno
Sérgio Gordilho é presidente do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, copresidente e diretor geral de criação da Agência Africa, além de estar entre os 20 publicitários mais influentes do Brasil. “O Festival me inspirou. Nunca pensei que estaria nesta tribuna depois de tanto tempo”. Ele afirma que a criatividade moldou a autoestima de todos e que ser latino sempre foi ser adaptável. Apesar da revolução humana derrubar barreiras, ela vêm sendo usada como uma arma contra a liberdade de expressão. Destaca: “Não aceitar a diferença é não aceitar o futuro”.

O presidente do Grupo RBS, Eduardo Melzer, e o diretor geral da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, estiveram na abertura do evento. (Foto: Clarissa Menna Barreto/ Eu Sou Famecos)

O presidente do Grupo RBS, Eduardo Melzer, e o diretor geral da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, estiveram na abertura do evento. (Foto: Clarissa Menna Barreto/ Eu Sou Famecos)

Patrono do Festival Carlos Henrique Schroder recebeu o Troféu Mérito Gramado, por elevar o nome de Gramado no cenário nacional e internacional, especialmente no que tange a questão da divulgação do Festival. Ele é diretor geral da Rede Globo de Televisão desde o início de 2013 e fala da relevância da criação e da inovação na comunicação. Ao citar seis aspectos importantes sobre o momento atual do mundo, destaca que os melhores profissionais são aqueles capazes de trabalhar sob regras. Acredita ainda que é preciso ouvir a sociedade e traduzir os anseios desejados por ela, atividade que só é possível através da liberdade de imprensa e das propagandas comerciais. “Sem notícia e anúncios não existe liberdade”.

Foi feita a homenagem Cidadão Latino-Americano das Comunicações de Gramado para Willy Haas, diretor geral de Negócios da Rede Globo de Televisão, em Comemoração aos 30 anos da Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP). Haas afirma que apoia incondicionalmente a publicidade e que é necessário ter sempre perseverança e determinação.

A entrega da Láurea Roberto Civita, que homenageia a atuação em defesa da liberdade de imprensa, a Jayme Sirotsky, presidente emérito do Grupo RBS, que já foi presidente da Associação Mundial de Jornais, da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e membro da diretoria da Sociedade Interamericana de Imprensa. Em seu nome, Eduardo Melzer, presidente do Grupo RBS e seu sobrinho, o representou, lendo um texto que ressaltou a necessidade fundamental da liberdade. “Só podemos ser diferentes quando somos livres”. De acordo com ele, o melhor antídoto para os tempos atuais é o jornalismo profissional.

A medalha Mauricio Sirotsky Sobrinho foi entregue pela primeira vez a três personalidades: Carmen Ferrão, Carlos Henrique Schroder e Caco Barcellos. De acordo com Schroder, o significado das homenagens é a materialização de um sonho, o compromisso com a atividade e a busca por um mercado de trabalho de qualidade. “Entregar isto é uma maneira de perpetuar nosso sonho”. As medalhas destacam profissionais que tenham contribuído para o desenvolvimento publicitário tanto nas áreas de fornecedor e veículo, quanto de anunciante.

Depois, houve uma palestra de abertura, com Walter Longo, presidente do Grupo Abril. A conversa abordou o trilema digital dos tempos atuais. De acordo com Longo, existem três tendências na sociedade e que devem ser questionadas e repensadas: exteligência, tribalismo e compartilhamento. A primeira diz respeito à falta de vontade de armazenar no cérebro o conhecimento, já que tudo pode ser encontrado na internet. “Ter curiosidade é a grande diferença entre as pessoas”. Em relação ao tribalismo, ele diz que a visão maniqueísta da sociedade repercute na não-aceitação de diferenças, algo extremamente preocupante. Por causa da imunização cognitiva, as pessoas se afastam daquilo e de quem não gostam para satisfazer seus próprios gostos. Por último, o compartilhamento corresponde à não-percepção de dados relacionados. De acordo com ele, tal tendência pode prejudicar a economia e o desemprego.

Nesta quinta, 8 de junho, o evento segue com mais paineis e palestras. Acompanhe tudo nas redes Eu Sou Famecos, do Festival Mundial de Publicidade e no canal Bah!.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org