Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
26 de agosto de 2016

Professor da Faculdade destaca PPGCOM

Programa de Pós-Graduação integra o prédio 7 há mais de duas décadas
Por Thainá Letícia Innocente
Professor Antonio Hohlfeldt dá entrevista sobre a pós-graduação da Famecos. Foto: Clarissa Menna Barreto/Famecos/PUCRS

Professor Antonio Hohlfeldt dá entrevista sobre a pós-graduação da Famecos (Foto: Clarissa Menna Barreto)

Desde 1994, a Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS integra a lista de educação continuada da Universidade. Dedicada à formação de mestres e doutores, concentra seus estudos nas práticas e culturas da Comunicação, com o foco em grandes temas da era da mídia, e é coordenada pelo professor Antônio Hohlfeldt. Com 16 professores permanentes e quatro colaboradores, passou a contar com o doutorado em 1999.

O primeiro contato que Hohlfeldt teve com a Famecos foi na sua juventude, quando iniciou o curso de Jornalismo. Em 1968, foi expulso da Faculdade por manifestar em um jornal, que editava junto com outros alunos, a insatisfação com a direção da época. Alguns meses depois retornou à instituição, mas não concluiu o curso. Voltou como docente e em 1999 substituiu a professora Dóris Haussen na coordenação da Pós Graduação, onde ajudou a implantar o programa de doutorado. Abandonou as atividades em 2003 para dedicar-se a carreira política, sendo eleito vice-governador do Rio Grande do Sul e cumpriu mandato até 2007. Em 2015 voltou a coordenar o PPGCOM.

Formado por duas linhas de pesquisa, uma delas é Práticas Profissionais e Processos Sociopolíticos nas Mídias e na Comunicação das Organizações, que promove reflexões sobre o trabalho do jornalista, relações públicas e publicitário, pesquisa as práticas profissionais das mídias e dos campos da Comunicação e os processos sociopolíticos que aí ocorrem. A outra é Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Comunicação, que pesquisa práticas socioculturais que ocorrem nas mídias, práticas e produtos culturais nas mídias, englobando estilos e modos de fazer profissional com necessárias implicações culturais e artísticas. Investiga também suportes da comunicação, assim como no meio social, os comportamentos e os imaginários da cultura emanada da mídia ou por ela influenciada. Essa última linha de pesquisa têm o destino incerto. Segundo o coordenador, é necessário redistribuir os professores e dar um enfoque maior às tecnologias da informação, pois o campo que tinha menos expressividade tornou-se o principal.

Crente nos novos meios de comunicação, o professor não tem dúvidas sobre o futuro da profissão. “O jornalismo não só vai continuar como vai ter cada vez mais importância, porque quanto mais a sociedade é complexa, mais importante é o processo da comunicação. Cada vez mais é importante o jornalista que faz a seleção das várias informações para formar um texto orgânico, que tem sentido e que julga do ponto de vista social.” E, para formar esses profissionais, Hohlfeldt acredita na competência da Faculdade. “A Famecos tem conseguido fazer algo que eu gosto muito, que é ter uma boa base teórica, com bons professores e ao mesmo tempo um bom pé no mercado. Boa parte dos nossos professores está no mercado, sabemos juntar as duas coisas”, afirma.

Destaca também a representatividade do nome da faculdade, que abriga o terceiro curso de jornalismo mais antigo do país, e a interferência positiva que esse tem no panorama da comunicação no Brasil. “Nós estamos vinculados em um primeiro momento a esse termo ‘meio de comunicação social’ por uma orientação da igreja para diferenciar de meio de comunicação de massa, pois a Instituição tinha um olhar crítico em relação a esse termo. Recentemente nos tornamos apenas Faculdade de Comunicação Social, mas mantendo o nome Famecos, dado a importância que esse possui”, diz Hohlfeldt.

Com conceito nota quatro no Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu em âmbito nacional, até o fim do ano o PPGCOM ganhará um novo laboratório de Comunicação. Para ele, a Faculdade procura estar sempre atualizada em questão de tecnologia e manda para o mercado de trabalho alunos conscientes do papel social que estão cumprindo e competitivos.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org