Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
TECNOLOGIA
21 de março de 2016

Professor da Famecos analisa dez anos de Twitter

André Pase acredita que finalidade do aplicativo é a conversação somada a informação
Por Júlia Bueno
(Foto: Pedro Scott)

Nesta segunda-feira (21), a mídia social completa dez anos (Foto: Pedro Scott)

O Twitter,  criado em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stones, completa hoje (21) dez anos de funcionamento. A ferramenta, que permite a publicação de mensagens instantâneas com alta velocidade, surgiu de maneira conjunta com o programa Odeo, que possibilitava a criação, a gravação e a partilha de podcasts. A rede social tem sido muito utilizada por jornais como complemento noticioso, proporcionando ao internauta informar-se sobre múltiplas áreas como política, entretenimento e esporte, entre outras. Ao longo dessa trajetória, o microblog sofreu modificações significativas no seu funcionamento. Entre elas, está a incorporação de vídeos nativos, fotografias e gifs animados. O que permaneceu inalterado, entretanto, foi o número máximo de 140 caracteres permitido por tweet.

O professor de Jornalismo da Faculdade de Comunicacão Social (Famecos) da PUCRS, André Pase, acredita que a principal finalidade do aplicativo é a conversação somada à informação. Por ser muito utilizado pelo público jovem, assim como pelos usuários que têm interesse em se informar, Pase afirma que existem dois pontos principais da ferramenta. O primeiro é a formatação com a ideia de linha do tempo, e o segundo, a característica de 140 caracteres nas publicações.

Tal organização permite, segundo ele, não apenas resgatar comentários feitos em diferentes horas do dia como também acompanhar a velocidade das informações que são publicadas. Além disso, o professor acredita que esse pequeno limite de letras possibilita uma mensagem mais direta e com maior objetividade, minimizando textos longos e grandes discussões. Para Pase, a maioria das pessoas acredita que o Twitter seja um espaço exclusivo para falar. Entretanto, quanto mais se utiliza, mais se percebe que é um lugar que proporciona o escutar e o permanecer em silêncio. Além disso, nesse aplicativo, os usuários podem escolher quem seguir, filtrando e controlando de maneira mais eficaz as informações recebidas. “É a rede perfeita apesar de vários problemas”, afirma.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org