Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
CINEMA
11 de julho de 2012

Professor da Famecos apresenta filme no Festival de Gramado

Por Eduardo Deconto e Rodrigo Mello
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O filme 24 Horas com Carolina, dirigido e produzido pelo professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Eduardo Wannmacher concorre ao Kikito de melhor curta-metragem gaúcho, na 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Realizado entre os dias 10 e 18 de agosto, no Palácio dos Festivais, o evento premia obras em outras três mostras competitivas: curta-metragem nacional, longa-metragem nacional e estrangeiro.

24 Horas com Carolina narra o retorno da protagonista, interpretada pela atriz Carolina Sudati, à sua cidade natal, Porto Alegre. Nele, a personagem passa seu único dia na capital gaúcha com o melhor amigo, Arnaldo. “A pessoa, quando mora fora, pode ser igual ao que era, ou criar uma nova postura, tentando se mostrar. Quis brincar com isso”, afirma Wannmacher sobre sua primeira comédia romântica.

O curta foi produzido de maneira independente, reunindo as produtoras Tokyo Filmes e Firma Filmes. Segundo o diretor, o roteiro simples e a estrutura providenciada pelos envolvidos na obra contribuem para o baixo custo de realização. “Cada produtor trabalhou em determinado segmento do filme. Um ajudou no áudio, outro na imagem e na edição. Assim, é possível manter um nível técnico profissional e o filme fica barato”, destaca.

Para Wannmacher, a falta de verba disponibilizada para o cinema provoca  a crescente produção de filmes independentes no Rio Grande do Sul. “É uma tendência do cinema gaúcho. É a marca maior de hoje: cada vez mais filmes são produzidos por universitários e com pouco dinheiro”, analisa.

O diretor destacou que participar do Festival é um grande passo para a promoção do filme, já que a crítica cinematográfica, um dos públicos importantes para o curta, estará presente no evento. “É o filme mais barato que fiz. Só por existir e participar da mostra, fico feliz”, celebra Wannmacher.

As obras Paraphilia e Boa Viagem, produzidas por alunos do 3º e 4º semestres do curso de Produção Audiovisual da PUCRS, também concorrem na categoria curtas gaúchos. Na edição deste ano, o Festival homenageia grandes nomes do cinema latino, como as atrizes Betty Faria e Eva Wilma, o diretor argentino Juan José Campanella e o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor.

Além das premiações, o Festival promove painéis de debate e sessões de cinema com os filmes que participam das mostras. Informações sobre as obras concorrentes e ingressos estão disponíveis no site do evento.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org