Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
ROMANCE
21 de março de 2012

Professor da Famecos autografa obra de ficção no dia 30

Por Marcos Westermann
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O trabalho que resultou no livro Acrobacia no Crepúsculo (Editora AGE) começou em 2006, quando o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Tibério Vargas Ramos acreditou ter alcançado o momento certo de publicar a própria obra. Com homenagens ao pai, personagens que interagem indiretamente e até um escritor que pode ser comparado a Ramos, o livro foi finalizado em 2011. No próximo dia 30, Ramos autografa  na Livraria Saraiva, do Praia de Belas, em Porto Alegre. A sessão ocorre a partir das 19h.

Acostumado a escrever para jornais e ter o compromisso com a verdade como regra do trabalho, o jornalista de 62 anos conta que desde meados da década 80 escreve ficção. Para ele, a rotina com a redação até auxilia na hora de fazer literatura. “Por estar sempre em contato com a realidade, os personagens são sempre mais próximos do que vivem as pessoas”, afirma. Ao falar da obra, Ramos lembra de Tom Wolfe, um dos fundadores do Novo Jornalismo, vertente surgida nas décadas de 60 e 70 que é referência até os dias atuais. “Ele diz que esse movimento incentiva a literatura a ser real”.

Sobre os cinco anos envolvido com Acrobacias no Crepúsculo (R$ 38, preço sugerido pela editora), algumas questões encantaram o autor. A oportunidade de fazer dois textos totalmente distintos foi uma delas. “São dois personagens escrevendo, com estilos totalmente diferentes”, explica. A jovem estudante de letras e o velho escritor são as duas peças principais na obra, que se cruzam em vários momentos. Essas ligações acontecem por causa de um piloto de avião. Recorrente em outros textos ainda não publicados, Ramos explica a opção. “Meu pai era piloto, é uma homenagem a ele. Revendo minhas histórias, vi que quase todas possuem um piloto. Marcou muito minha infância”, lembra. Ao ler o texto, talvez uma dúvida fique no ar: seria o velho escritor, o autor, Tibério Ramos? Ele mesmo faz questão de responder. “De certa forma, sou eu”, confessa.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org