Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
13 de maio de 2015

Professor da Famecos avalia fechamento da Ipanema FM

Emissora migrará para web, e BAND FM passa a ocupar a frequência 94.9
Por Pietro Bottega
120515ipanema120515

Foto: Pedro Zandomeneghi

A Rádio Ipanema está com data marcada para encerrar suas atividades no 94.9 FM. Ela será transformada num projeto para web e dará espaço à Rádio Bandeirantes, que atualmente transmite apenas pelo 640 AM. A mudança está prevista para acontecer a partir das 7h da próxima segunda-feira, dia 18. De acordo com a direção da Band, a decisão se trata de uma estratégia que busca fortalecer a emissora principal, que é tida como uma rádio consolidada. Sua programação deve sofrer alterações para se adaptar ao padrão do FM.

Na metade do ano passado, a Rádio Ipanema passou por grandes mudanças que visavam centrar sua programação no gênero rock, conquistando mais a fidelidade dos ouvintes e ampliando a audiência. Dentre as alterações, a emissora aderiu ao slogan A rádio rock de Porto Alegre, garantindo uma identidade perante o público.

O professor Tércio Saccol, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, comentou a decisão. “A Band, ao invés de ter dois produtos com médio fôlego, optou por ter um produto com fôlego maior, que é a Rádio Bandeirantes em AM e FM. Isso, para fazer um enfrentamento às rádios Guaíba, Gaúcha e Grenal, que já estão nas duas frequências.”

Na mudança para a web, a equipe da Ipanema deverá ser reduzida. Até agora, a rádio não confirmou quantas pessoas serão dispensadas. “Todos sabem que a internet é o futuro, mas ninguém sabe como financiar e sustentar esse futuro. A Ipanema terá que pensar uma estratégia diferente para a web, uma vez que o público consumidor é muito mais personalizado, diferente da transmissão ao vivo”, afirma Saccol.

A Ipanema tem 32 anos de história e nas décadas de 80 e 90 marcou por seu perfil alternativo durante o processo de redemocratização do país. Na reformulação, a emissora vinha buscando essa recuperação do caráter de levar aos ouvintes as novidades do mundo musical, fugindo do mainstream e das opiniões lógicas das demais rádios. “Pelo fato de a Ipanema estar com novos projetos e ter passado por uma transformação de linguagem há tão pouco tempo, me surpreendi. Mas acredito que a Rede Bandeirantes tenha motivos válidos para tomar essa decisão”, completa Saccol.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org