Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COPA DO MUNDO 2014
13 de junho de 2014

Professor da Famecos trabalha nos jogos do Mundial

Filipe Gamba embarcou nessa quarta-feira para Salvador
Por Jhonathan Rath

O professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Filipe Gamba, também repórter e apresentador da Rádio Gaúcha, está realizando o sonho: participar da cobertura de uma Copa do Mundo. Nessa quarta-feira (11), Gamba embarcou para Salvador, onde irá cobrir o jogo entre Espanha e Holanda, que acontece nesta sexta-feira (13), pelo Grupo B da primeira fase do torneio. ”É minha primeira cobertura de um Mundial. Todo repórter que ingressa no jornalismo esportivo quer cobrir uma Copa. Chegou a minha vez”, comenta.

Nos dois últimos mundiais, da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010), ele permaneceu em Porto Alegre para acompanhar, como produtor, os profissionais que viajaram para os dois países em que o evento aconteceu. Desta vez, a rotina de trabalho será cobrir todos os jogos que ocorrem em Salvador e Belo Horizonte. “Vou ficar me deslocando entre as duas capitais até a fase semifinal”. Gamba ressalta que também fará matérias ambientais, cobrindo treinos e tudo o que ocorre com as seleções. Também está preparado para colocar no ar matérias sobre eventuais protestos que podem estourar nessas duas cidades.

Durante um mês, o professor, que ministra as disciplinas de Rádiojornalismo II, Rádiojornalismo IV e Projeto, ficará fora para se dedicar à cobertura dos jogos, voltando apenas no dia 10 de julho para a capital. “Ausento-me momentaneamente da Famecos e retorno após esse período”. De acordo com o repórter, o maior objetivo é trazer a experiência que obterá nesses quase 30 dias para dentro das salas de aula, além de proporcionar aos alunos uma visão intimista e mais próxima das novas tendências de transmissão. “Os equipamentos estão cada vez mais avançados. Quero acompanhar de perto, para saber, principalmente, como as emissoras de fora estão trabalhando com isso, como vão levar o som ao seu público, como eles irão fazer a cobertura do dia a dia e que tipo de equipamento eles vão usar ou se já estão usando”.

Além do jogo entre Espanha e Holanda, Gamba cobrirá Alemanha x Portugal, Argentina x Irã, Colômbia x Grécia e Bósnia x Irã. “Eu cubro a seleção brasileira se ela for a primeira colocada do Grupo A porque este cruzamento está marcado para Belo Horizonte, nas oitavas de final”. O professor acredita que o Brasil pode chegar à final, desde que ele mostre serviço em campo e inspire confiança no torcedor. “Vai ser muito importante contar com o apoio da torcida. O Brasil tem isso a seu favor. Mas não podemos nos enganar. Uma coisa é o apoio do torcedor. Outra é o que a seleção estará disposta a fazer para convencer os brasileiros de que ela pode chegar a uma final da copa do mundo”, afirma.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org