O professor da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS Juan Domingues é um dos autores do segundo volume do livro Global Literary Journalism: Exploring the Jornalistic Imagination, lançado em âmbito mundial há poucos dias. Em parceria com a jornalista e professora da Universidade Técnica de Lisboa Alice Trindade, o professor escreveu o capítulo 15, em que faz uma intersecção entre o jornalismo literário brasileiro e português, tratando de profissionais da área que utilizavam esse recurso desde o século XIX até os dias atuais.
“A experiência foi única. Difícil que haja outro momento parecido, pois não é simples participar de um livro com esta dimensão”, comenta Domingues. O professor afirma que pretende trabalhar com os alunos o conteúdo do capítulo em sala de aula, especialmente na disciplina de Jornalismo e Literatura.
O livro, seguindo os moldes do primeiro volume, publicado em 2012 pela Peter Lang International Academic Publishers, expande o estudo de jornalismo literário. Os capítulos exploram esse gênero não somente no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Brasil, mas também em países como Canadá, Austrália, França, Portugal e Índia. A obra contém 306 páginas e só é encontrada na loja eletrônica Amazon, com o custo de US$ 37,75.
Esse projeto teve início em maio de 2012, quando Domingues viajou para Toronto, no Canadá, em uma conferência da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS, sigla em inglês), da qual é membro. Lá, ele conheceu inúmeros professores, entre eles a portuguesa Alice Trindade, ex-presidente da IALJS, com quem manteve contato constante para desenvolver algum trabalho em conjunto. “Ao longo daquele ano, fomos conversando sobre a possibilidade de fazer um artigo juntos. Então, surgiu a oportunidade de fazer um capítulo do Global Literary Journalism“, relembra Domingues.