Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
25 de maio de 2015

Professor da Famecos faz palestra em Campo Grande

Marcelo Träsel será um dos palestrantes no 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo
Por Júlia Aguiar
trasel

Foto: Helena Rocha

O professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Marcelo Träsel viaja para Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde irá participar do 6˚ Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Ciberjor, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e ocorre de 1˚ a 3 de junho, na UFMS. O tema principal é Performance em Ciberjornalismo: tecnologia, inovação e eficiência. A programação envolve oficinas, palestras e debates.

Träsel acredita que hoje o jornalista não tem dificuldade de se adaptar aos cibermeios, quem tem dificuldade são as empresas. Elas não mudam as rotinas de produção da notícia, os processos de apuração e industriais. “O problema é que os jornais brasileiros não inovaram em termos de administração do negócio e de anúncios”, diz.

O palestrante espera discutir sobre como a cibercultura modificou as formas de fazer jornalismo e quais são as oportunidades que os profissionais encontram hoje. “Em especial, quero debater a questão das redes sociais e o próprio desenvolvimento tecnológico sobre o noticiário de uma maneira geral. Na cibercultura, o jornalismo envolve desde as questões de trabalho até a pauta”, afirma.

Para profissionais, professores e pesquisadores, o investimento é de R$ 99. Para alunos de graduação e pós-graduação o valor fica R$ 49,50. Quem estiver interessado no evento e não conseguir comparecer pode acompanhar ao vivo pelo canal do Ciberjor no Youtube ou pelo site.

 

Programação de oficinas (todas as oficinas acontecem às 9h)

Segunda-feira (primeiro de junho):  Fotografia em dispositivos móveis (Alexis Prappas) e Direitos Autorais em Cibermeios (Caroline Mendes).

Terça-feira (dois de junho): Métricas de Conteúdo em Cibermeios (Kenneth Correa) e Estratégias de marketing digital no Instagram e Snapchat (Francilene Oliveira).

Quarta-feira (três de junho): Geolocalização no Ciberjornalismo (Lucas Reino) e Sistema de Publicação em Cibermeios (Rodrigo Botelho).

Programação de palestras – debates (todas as palestras acontecem às 19h)

Terça-feira (dois de junho): ”Ciberjornalismo na Argentina, no Brasil e em Portugal”, com Dr. Fernando Irigaray, da Argentina, Dr. Fernando Zamith, de Portugal, e Dra. Raquel Longhi. O moderador será o Dr. Marcos Paulo da Silva.

Quarta-feira (três de junho): ”Cibercultura, Cultura Profissional e Ciberjornalismo”, com Dr. João Canavilhas, de Portugal, Dr. Alex Primo e Dr. Marcelo Träsel. O moderador será o Dr. Marcelo Cancio.

Para mais informações, acesse o site.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org