Hoje o telespectador está habituado a assistir televisão e, ao mesmo tempo, navegar na internet. Quando a TV orienta sua audiência para determinados conteúdos na web, ocorre o fenômeno chamado segunda tela, objeto de pesquisa do professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) Fabio Canatta, que ministra nesta sexta-feira (27) uma palestra para os integrantes do departamento de mídias sociais da Rede Globo, no Rio de Janeiro.
Requisitado pela emissora, Canatta irá falar sobre as redes sociais na perspectiva da televisão, tendo em foco a influência da segunda tela na TV. O professor é autor de artigos que envolvem o assunto e também aborda o tema em sua dissertação de mestrado. Para ele, uma segunda tela pode ser qualquer dispositivo móvel, seja tablet, celular ou notebook, desde que utilizado enquanto o telespectador assiste TV.
Canatta alerta para um estudo do Ibope, que apontou que 70% dos usuários simultâneos no Brasil afirmam utilizar a Internet para buscar outras informações sobre o conteúdo exibido na televisão. “O Twitter, através da segunda tela, traz uma medição instantânea qualitativa sobre o telespectador, que emite opinião e se encaixa em um determinado perfil”, diz Canatta. Para ele, a televisão acaba sendo uma âncora que reúne quem está falando sobre o mesmo assunto. “A grade de programação ainda orienta as pessoas”, afirma. Apesar do panorama, ainda há uma despreocupação das emissoras no que se refere ao assunto. “Os veículos que investem na segunda tela ainda são exceções”, conclui.