Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
1 de outubro de 2015

Professor da Famecos lança livro sobre o Correio do Povo

Juremir Machado da Silva autografa a obra nesta quinta-feira, às 18h
Por Júlia Aguiar
unnamed

O Correio do Povo foi fundado em 1895 (Foto: divulgação)

O jornalista e professor da Faculdade de Comunicação Social (Fanecos) da PUCRS lança, nesta quinta-feira (1), às 18h, o livro Correio do Povo – A primeira semana de um jornal centenário. A publicação é uma homenagem aos 120 anos de fundação do jornal, com curiosidades, fatos e análises sobre a primeira semana da história do jornal.  O evento ocorre na sede do Correio do Povo (Rua dos Andradas, 972).

“Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção”, anunciava o jornalista Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior na primeira edição do Correio do Povo. Foi no dia 1˚ de outubro de 1985 que o róseo, como ficou conhecido, começou a circular pelas ruas de Porto Alegre. A primeira edição do jornal teve quatro páginas e uma tiragem de 2 mil exemplares. Três anos depois, o número aumentou para 4,5 mil. Foi assim que nasceu o slogan impresso no cabeçalho: “O jornal de maior circulação e tiragem do Rio Grande do Sul”.

Em 1913, Caldas Júnior faleceu. Até 1935, o jornal passou por dificuldades, sem uma liderança que assumisse de vez a responsabilidade. Foi quando um filho do fundador assumiu o Correio do Povo: Breno Alcaraz Caldas. Durante as décadas de 40, 50 e 60 foi o responsável por fixar o jornal entre um dos maiores do Estado.

Esta é apenas uma parte da história do Correio do Povo, que se entrelaça com o a história do Rio Grande do Sul. Para manter vivas a cultura e memória do Estado, o Grupo Record RS lança oficialmente nesta sexta-feira (2) o projeto de digitalização do arquivo do jornal. O processo tem apoio da Celulose Riograndense, e deve durar 20 meses. 1,5 milhão de páginas serão digitalizadas.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org