Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
FOTOGRAFIA
30 de julho de 2015

Professor da Famecos lança projeto fotográfico

Eduardo Seidl é um dos autores que integram o Fotodobras lançado nesta quinta-feira (30)
Por Nicolle Timm
Foto: Cristiano Sant'Anna/Beira

Eduardo Seidl fotografou o Centro de Porto Alegre entre 6h e 8h (Foto: Cristiano Sant’Anna/Beira)

Fotodobras é o novo projeto fotográfico da Beira – Movida Editorial, que consiste em ensaios sobre o urbano compondo uma coletânea de pequenos livros-dobraduras. Entre os fotógrafos que integram o projeto está Eduardo Seidl, professor de Fotojornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O coquetel de lançamento do Fotodobras ocorre nesta quinta-feira (30), a partir das 18h30, na Vulp Bici Café (Rua Bento Figueiredo, 78 – Bom Fim). A entrada é franca e os livros estarão à venda no valor de R$ 60.

A ideia é desvendar o urbano em uma narrativa própria para ser aplicada em uma página frente e verso de tamanho A3 que, dobrada, resulta em um livro de oito páginas. O box contém cinco narrativas fotográficas, cada uma assinada por um fotógrafo. Além de Seidl, o Fotodobras conta com trabalhos de Camila Domingues, Cristiano Sant’Anna, Joana França e Mateus Bruxel. Este é o primeiro projeto da Beira viabilizado por financiamento coletivo, através do site Catarse. Foram 45 dias de campanha para atingir o valor do orçamento, totalizado em R$ 11.341,09. Com 168 apoios, o projeto ultrapassou o esperado e atingiu 108% do valor inicial.

Para Seidl, o resultado do trabalho foi um sucesso devido à grande aceitação do público. Além disso, o professor define o Fotodobras como um projeto ousado. “Além de não ter a costura tradicional de um livro, ele propõe uma história unicamente em imagens. É uma provocação para o leitor lidar com essa forma de narrativa diferente do que está acostumado”, diz. Seidl explica que a imagem trabalha com a ampliação de possibilidades de entendimento, por isso o projeto convida o leitor a complementar essa história juntamente com o autor fotógrafo que assina a obra.

Sobre a sua narrativa fotográfica, o professor conta que editou um ensaio feito por ele durante quase 3 anos, no período em que trabalhou no jornal Correio do Povo. “São fotografias feitas entre 6h e 8h, procurando os primeiros raios de luz e o começo da movimentação das pessoas no Centro de Porto Alegre. É um olhar poético e subjetivo sobre o início do dia e uma forma de ver o sincronismo dos movimentos”.

O fotógrafo Mateus Bruxel trabalhou com as margens do urbano da capital, e Camila Domingues justapôs abundância e desperdício na distribuição de elementos. Cristiano Sant’Anna garantiu o registro rudimentar e documental do gueto invisível de São Paulo através de pinholes (câmera artesanal), e Joana França explorou a textura urbana ao catalogar a arquitetura de Brasília.

A Beira é um novo coletivo editorial que aposta na circulação da fotografia, na pesquisa de novas formas de financiamento e na realização de edições independentes. É formada pelos fotógrafos Camila Domingues, Cristiano Sant’Anna, Eduardo Seidl e pela jornalista Clarissa Pont.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org