Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
EVENTO
23 de outubro de 2015

Professor da Famecos participa de Beatles Festival

Ticiano Paludo debate a influência da banda no rock nacional e gaúcho neste sábado (24)
Por Nicolle Timm
Foto: Maiara Benincá

Ticiano Paludo com o álbum A Hard Day’s Night dos Beatles (Foto: Maiara Benincá)

Foi por influência da mãe e de um primo que o professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Ticiano Paludo começou a escutar Beatles. Neste sábado (24), ele participa do debate A influência dos Beatles no rock nacional e gaúcho às 14h, no Beatles Festival. O evento ocorre no Centro Cultural do Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545), das 10h às 22h.

Serão 12 horas de cultura Beatle com shows, palestras, teatro, exposições, cinema, artistas de rua e espaço kids. A entrada é franca e a classificação, livre. Na rede social Facebook, pelo menos 5 mil pessoas afirmaram que irão ao evento. No debate no qual Paludo participa também estão Edu Henning, consultor oficial do Cavern Club no Brasil e produtor, Paulo Moreira, jornalista e crítico musical, e Rafael Malenotti, vocalista da banda Acústicos & Valvulados.

Paludo afirma que o grupo de Liverpool foi a primeira banda pela qual se interessou, de fato. Transformou esse gosto em estudo. Na dissertação de mestrado, um capítulo foi dedicado à análise do álbum Sgt. Peppers (1967), em que percebeu, junto com o álbum Pet Sounds (1966), da banda The Beach Boys, que o estúdio se tornou um espaço de criação, não só de gravação.

A carreira de Paludo teve grande influência da banda desde que começou a trabalhar com áudio publicitário, quando ainda estudava Publicidade e Propaganda na Famecos. “Com o passar do tempo, percebi a genialidade de todas as fases deles”, diz o professor, acrescentando que os Beatles  conseguiram tornar hit tudo o que produziram, misturando música poprock. O produtor da banda britânica, George Martin, foi um personagem influente para Paludo, que o considera um guru até hoje. “Ele foi e é minha maior influência quanto à produção musical”, completa.

O professor demonstra entusiasmo para participar do debate no Beatles Festival.  Ele considera relevante discutir esse tema pelo atual cenário da música. “Vivemos um momento em que os processos musicais estão menos criativos”. Paludo percebe a influência da banda no rock nacional em Tropicália e Mutantes, ressaltando a existência do culto britânico em função dos Beatles e dos Rolling Stones. “O rock gaúcho tem uma grande dose de rock britânico”.

A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org