Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
30 de abril de 2015

Professor da Famecos participa de congresso mundial sobre Jornalismo Literário

Juan Domingues será mediador de um painel nos Estados Unidos
Por Rafael Timm
Juan Domingues. Foto: Pedro Zandomeneghi/Famecos/PUCRS

Juan Domingues. Foto: Pedro Zandomeneghi/Famecos/PUCRS

O jornal impresso tem o seu futuro incerto. A internet proporciona que o leitor acompanhe em tempo real os fatos que acontecem no mundo, tornando a matéria publicada antiga e obsoleta. “O jornalismo literário talvez seja a salvação do jornal impresso diário, porque ele aprofunda a notícia, dá novas formas de interpretação e um conteúdo denso e qualificado ao leitor”. Essa é a avaliação do professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Juan Domingues. Integrante permanente da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS) e um dos poucos professores associados da América Latina, Domingues participará da 10ª edição da Conferência Internacional de Estudos em Jornalismo Literário, em Minneapolis, Estados Unidos. O evento acontece do dia 7 a 9 de maio, com o tema Jornalismo Literário: Mídia, Significado e Memória.

Subjetividade, rompimento com a hierarquia e a cronologia do fato e utilização de elementos da literatura são características que diferenciam este gênero do jornalismo convencional. “As pautas dos jornais diários muitas vezes não interessam a este gênero. Quando as aprofundamos no literário, fazemos melhor”, opina Domingues. A internet também possibilita ao leitor inúmeros modos de mostrar a informação. Segundo o professor, o mito do texto curto pode ser superado com as ferramentas que a web detém. “Há como expandir o conteúdo com áudio, vídeo e fotografia, para enriquecer a narrativa”.

A crítica ao jornalismo literário é que ele se aproxima da ficção. Segundo Domingues, há casos em que a ficção está, de fato, presente neste texto jornalístico. “Estudamos isso todos os anos em nossos encontros da IALJS. A grande maioria das narrativas do jornalismo literário é composta por textos sérios, que buscam ampliar a verdade dos fatos. Para isso, basta que o jornalista contemple tudo o que viu, ouviu e escreva um texto bom”. Humanização também é uma das características do gênero. O valor ao personagem é um ponto fundamental da construção da narrativa com os elementos da literatura. Para o professor, não é transformar bandido em herói, mas aproximar o indivíduo de quem está lendo, além de dar vazão ao caráter do personagem.

Domingues será o mediador do painel Questões Sociais e Storytelling: teorizando sobre como o jornalismo literário trabalha. A apresentação ocorrerá no último dia do evento, com professores do Reino Unido, da Dinamarca, dos Estados Unidos e do Canadá. A 11ª edição do congresso acontecerá na PUCRS, em 2016.

 

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org