Relacionar som às marcas. Esse foi o tema abordado pelo professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, Ticiano Paludo no II Congresso Internacional de Marcas: Conexões e Experiências. Realizado pela Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates), o encontro teve como objetivo discutir os avanços das diferentes áreas de branding, além de promover a interação entre acadêmicos e interessados na relevância do assunto.
Paludo ministrou o workshop Sound Branding: marcas fortes, sons marcantes. Durante duas horas, ele conversou com os participantes sobre suas pesquisas relacionadas ao som e às marcas. A partir de um panorama iniciado na pré-história, o áudio foi visto como um elemento de construção simbólica.
O mercado de trabalho também foi tópico do encontro. Segundo o professor, o assunto deve ser explorado. “O som relacionado às marcas é um ambiente não reconhecido pelos profissionais”. Durante o evento, Paludo teve a oportunidade de trocar informações e experiências com profissionais de diferentes instituições. “Fui parabenizado pelo meu trabalho ser pioneiro na área”. O congresso contou com participantes de diversas partes do mundo, como Portugal e Chile.