Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INFO SESSIONS
19 de março de 2012

Professor da Famecos participa de evento da Red Bull Music Academy

Por Adriano Pinzon e Marcos Westermann
Miranda, Ferla e Paludo falaram sobre as diversas identidades da música brasileira (Foto: Adriano Pinzon)

Miranda, Ferla e Paludo falaram sobre as diversas identidades da música brasileira (Foto: Adriano Pinzon)

O professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) daPUCRS Ticiano Paludo participou de um evento realizado neste final de semana pela Red Bull. Depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Salvador, o Info Sessions ocorreu no último sábado, 17, em Porto Alegre, no estúdio Loop Reclame. Esse é um encontro preparatório para a Red Bull Music Academy, evento que acontece desde 1998 e no qual músicos de várias partes do mundo convivem por duas semanas, compartilhando experiências, estilos e tendências musicais.

Ao lado de Paludo, que além de professor é produtor musical, estavam dois nomes conhecidos do mercado fonográfico: Carlos Eduardo Miranda, produtor e jurado do programa Qual é o seu talento?, do SBT, e Marcelo Ferla, jornalista com passagem por Zero Hora, Rádio Ipanema e Oi FM. Lucas Febraro, o Pazes, brasileiro que participou da última edição do Red Bull Music Academy em Madri também estava presente, e avaliou sua experiência na Espanha. “Foram as melhores duas semanas da minha vida. O que eu aprendi lá serve para a vida toda”, conta.

Com o tema As diversas identidades da música brasileira, Miranda, que é natural de Porto Alegre, fez um panorama entre a música gaúcha atual e a da década de 80, no boom do rock gaúcho, quando tocava em bandas como Taranatiriça e Atahualpa e os Punks. “Naquela época, os músicos se uniam, organizavam festivais. Hoje falta essa união. Tudo é rivalidade pra ver quem é o melhor”, diz. Ele falou ainda do bairrismo, que atrapalha a cena musical do Estado. “O mercado gaúcho se isolou do Brasil e assinou embaixo. Por isso, vários músicos, quando vão embora daqui, não querem mais voltar”, declara. Ainda sobre a cena local, Ferla questionou o rótulo de que Porto Alegre é uma cidade feita de rock. “Onde estão os festivais de rock? Se acontece, vai muito pouca gente. A cidade não é só isso, existem várias cenas fortes, como o pagode e o reggae”, avalia.

A música de periferia também foi assunto de diversas discussões. Segundo Miranda, esse público começou a se ouvir com as novas tecnologias. “A periferia ouve o que lá é feito. A música instigante é feita lá, e depois se espalha, como o funk, o rap, e atualmente o tecno brega”, afirma. Para provar isso, foram citados músicos como Criolo, Emicida e Gaby Amarantos, a “Beyoncé do Pará”, que atualmente espandiram seu trabalho para outras classes sociais.

Sobre a inovação e criatividade, Paludo abordou o atual momento. “O músico tem que parar e pensar o que ele tem de diferente para mostrar para as pessoas”, argumenta. Ele disse também é necessário o músico saber em qual meio irá atuar. Sobre o sucesso Michel Teló, Miranda disse que o cantor sintetizou a música brasileira em poucas palavras. “Se pegarmos uma música do Chico Buarque, espremer, espremer e espremer, vai aparecer a frase ‘ai, se eu te pego”, opina. Num consenso geral ao fim do debate, os três convidados consideram que, com a queda das gravadoras, o músico de hoje precisa ser empreendedor. Logo após, os mais de trinta participantes que compareceram ao bate-papo com os profissionais foram divididos em três grupos, capitaneados por Paludo, Miranda e Ferla, com o desafio de criarem uma música para um vídeo de trinta segundos, em que eram mostradas imagens de Porto Alegre.

Os interessados em participar da Red Bull Music Academy devem prencher um formulário em inglês (disponível no site da academia), produzir um CD com 30 minutos de material e entregar na sede da Red Bull em Porto Alegre (Avenida Carlos Gomes, 651, cj 1001). A próxima edição da Music Academy terá mais de duas semanas de atividade, entre 30 de setembro e 2 de novembro, em Nova Iorque.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org