Acontece entre os dias 25 e 28 de agosto, na cidade de Goiânia-GO, o 37˚ Congresso Nacional dos Jornalistas. O evento é realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás. O professor da Faculdade de Comunicação (Famecos) da PUCRS, Celso Augusto Schröder, que é presidente da FENAJ e da Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc). Nesta edição, ele participa de um dos painéis do evento e passa a posse da presidência para a jornalista Maria José Braga.
O Congresso é bianual e ocorre desde a década de 1940, visando o debate sobre o exercício profissional, a atuação política e as principais bandeiras de luta da categoria, conduzidas pela FENAJ e pelos Sindicatos dos Jornalistas. Durante o evento acontecem conferências, painéis de debates, oficinas e plenárias deliberativas. Sobre esta edição, Schröder ressalta que “não é possível mais oferecermos à sociedade brasileira nada menos do que o melhor jornalismo possível, a partir, principalmente, de um comportamento ético que supõem pluralidade, distanciamento, busca da verdade, dedicação e esforço máximo que o jornalista tem ao fazer cada matéria”.
O professor será um dos ministrantes do painel Comunicação democrática, plural e ética: a exigência de um novo marco regulatório e o papel do sistema público, que acontece no dia 27 de agosto, às 9h, junto das jornalistas Rita Freire, presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Renata Mielli, coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC. “Nós vamos tratar, postular, reivindicar e propor para os jornalistas brasileiros que reajam ao jornalismo que está sendo feito a partir do seu compromisso ético com a sociedade”, comenta Schröder sobre a atividade.
Para obter mais informações e realizar a inscrição, os interessados podem acessar o site.