O professor André D’Angelo esteve no programa Encontro com Fátima Bernardes nesta segunda-feira (26). No programa, ele falou sobre os produtos e o mercado de luxo, tema de seu livro Precisar não precisa – um olhar sobre o consumo de luxo no Brasil, publicado em 2006. O professor tem mestrado em Administração com ênfase em marketing e dá aula para no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS.
O professor define os artigos de luxo como “bonitos ou que têm apelo estético, caros, de marcas conhecidas e supérfulos” e afirma que é possível comprar um sapato idêntico ao produzido por uma grife, por exemplo, e pagar menos pelo mesmo resultado. “Os produtos são dispensáveis no sentido da necessidade”, destaca.
Para D’Angelo, dois dos principais fatores que tornam os produtos tão caros são a conversão da moeda estrangeira para a brasileira e os impostos de importação. Além disso, de 30% a 60% do valor dessas mercadorias estão relacionados à grife. “As marcas, por serem famosas e despertarem um fascínio nas pessoas, colocam um preço adicional aos produtos. Se trocar o logotipo famoso por um desconhecido, o preço cairia pela metade ou menos ainda”, salienta.
O professor afirma que as tendências são criadas por apenas 5% da população. Os demais são guiados pelo que aparece na mídia, nas revistas de moda ou nas telenovelas. “Assim, as pessoas se sentem encorajadas a utilizar do produto. Antes disso elas têm medo de errar”.
Confira o vídeo da participação do professor no programa.