No último dia 19 de agosto de 2009, foi publicada pelo Diário Oficial da União, a portaria nº 59, de 18 de agosto de 2009, que nomeou a Comissão Especial De Seleção do Oscar 2010. A alegria para os Famequianos está na indicação do Professor Carlos Gerbase para ser um dos integrantes que vai definir o filme brasileiro que deverá concorrer à 82ª Edição da Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Arts and Sciences de Hollywood.
O Professor Gerbase está na Famecos desde 1981. Trabalha com disciplinas de graduação ligadas ao audiovisual (cinema, fotografia, vídeo, TV e internet) dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual (TECCINE). Integrante da Casa de Cinema de Porto Alegre, foi diretor e roteirista em filmes como “3 Efes”, “Sal de Prata”, “Tolerância”, entre outros. Na sua bibliografia aparecem os títulos “Professores”, “Cinema: Direção de atores” e “Contos cinematográficos”.
Também participam da comissão, nomeada pelo Ministro da Cultura Juca Ferreira, Carlos Alberto Mattos, escritor e crítico de cinema; Luís Alberto Rodrigues, produtor; Ivana Bentes, professora, pesquisadora e apresentadora do programa Curta Brasil; e Luiz Gonzaga de Lucca, exibidor.