Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
JORNALISMO
26 de outubro de 2012

Professor da Famecos viaja ao Congo como observador internacional da ONU

Por Fernanda Ribeiro Mazzocco

Professor Sempé acompanhará exército uruguaio (Foto: Lívia Stumpf)

O professor Elson Sempé Pedroso da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS e o jornalista especializado na área de segurança e defesa Kaiser Konrad viajarão para os países da República Democrática do Congo, Ruanda e Burundi, na África. Sempé e Konrad atuarão como jornalistas observadores internacionais às bases da Força de Paz da ONU destes países. O propósito é buscar um testemunho da situação e das atividades desenvolvidas pelos contingentes uruguaios enviados da América Latina à região.

“Tragédia e violência certamente geram imagens poderosas. Mas cada uma dessas fotos tem um preço: parte da emoção‚ da vulnerabilidade‚ da empatia que nos torna humanos, e se perde cada vez que o obturador é disparado”. A frase é de Greg Marinovich‚ fotojornalista sul-africano, que juntamente com os fotógrafos João Silva‚ Ken Oosterbroek e Kevin Carter‚ formou o chamado Clube do Bangue-Bangue. O grupo foi responsável por contar ao mundo toda a violência e brutalidade nas primeiras eleições livres na África do Sul após o fim do regime de Apartheid.

O professor de fotografia da Famecos conta que a crise estabelecida naquelas populações envolve conflitos étnicos, econômicos e militares, com atividades de milícias e muita tensão. O histórico apresenta recente genocídio de milhões de pessoas. Essa situação é pouco repercutida internacionalmente, assim como as estratégias de desestabilização das populações por meio da disseminação da Aids. “A doença tem sido usada como arma, disseminada por meio de estupros”, sintetiza Sempé.

Os jornalistas embarcam dia 26, em Montevideo, e o retorno está previsto para 6 de novembro. Sempé comentou que durante este período haverá dificuldade de comunicação, devido à realização da missão uruguaia ocorrer, em grande parte, dentro da selva. “A oportunidade jornalística é ímpar e a ansiedade frente ao desconhecido é grande. Espero que possamos realizar um trabalho digno, que seja útil ao conhecimento daquela realidade”.

Tag(s) da matéria: .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org