Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PÓS-GRADUAÇÃO
2 de setembro de 2015

Professor da Universidade de Oslo palestra na Famecos

Charles Melvin Ess falou sobre robôs e sexualidade na tarde dessa terça-feira (1)
Por Nicolle Timm
Foto: Natalia Lavratti

Estudantes e professores do PPGCOM participaram da palestra ministrada por Charles Melvin Ess (Foto: Natalia Lavratti)

Nessa terça-feira (1º), a Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS recebeu Charles Melvin Ess, professor da Universidade de Oslo, na Noruega, e pesquisador na área de ética e mídias digitais. Ele conversou com estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) às 14h30min, na sala 303 (Arena). Ética no Mundo Digital foi o tema abordado no bate-papo, que lotou a Arena. O pesquisador ministrou a palestra em inglês, e os professores da Famecos Eduardo Pellanda, Roberto Tietzmann e André Pase foram os responsáveis pela tradução.

Cultura, tecnologia e comunicação, robôs, sexualidade e as artes de ser humano, perspectivas sobre privacidade e individualidade foram alguns dos temas propostos por Ess para a conversa. O professor Pellanda apresentou o pesquisador americano, que, com muito bom humor, provocou risadas no público. Com a escolha do tema Robôs, sexualidade e as artes de ser humano, Ess começou falando sobre o que o amor tem a ver com robôs e abordou a sexualidade. “Há anos, os filósofos questionam o que é ser humano, o que nos distingue”, afirmou. Ele mostrou uma imagem com dois sujeitos e questionou a plateia qual seria o robô.

Segundo o americano, esse grande convívio com robôs pode ser muito bom, mas, às vezes, pode ser questionável ou assustador. “Estamos muito cercados por isso”. Ele comentou as necessidades dos seres humanos e as emoções, que permitem nos distinguir das máquinas. “O que eu preciso para ser feliz? Quaisquer respostas em vários países podem ser amizades e virtudes”.

Ess disse que utilizar robôs no sexo é uma questão de escolha. “Vamos testar, vamos ver como uma maneira empírica”. Para ele, a virtude, a ética humana e o aprendizado são características humanas e que devem ser preservadas. O professor mostrou um panorama entre o que os humanos podem fazer e o que está ao alcance da inteligência artificial.

Apresentando alguns autores e conceitos, Ess falou sobre a phronesis (sabedoria prática), que é uma forma de reflexão com determinados julgamentos dedutivos e a virtude. Ele explicou que essa experiência prática e a omissão de diferentes opiniões e decisões são exclusivas do ser humano e que esse sentimento seria a intuição. “Isso é, provavelmente, algo que não podemos pedir que robôs façam. Essa ideia de ‘eu acredito no que o meu coração e a minha mente me dizem’ não é racional”.

Outro ponto importante ressaltado pelo americano é a autonomia, grande diferença entre humanos e máquinas. Como exemplo, citou a situação de quando se gosta de alguém. Normalmente, não se escolhe quem é a pessoa por quem sente-se algo, mas, com os robôs, tem-se essa autonomia de opção. Além disso, Ess salientou que o sexo por demanda é possível com um robô, mas que isso não é amor erótico. Ele aponta que uma das diferenças entre o sexo completo e o bom sexo é que o primeiro é apenas recíproco em termos de desejo, pois o robô não possui uma subjetividade.

Ess comentou que os indivíduos estão fascinados com o digital desde as últimas duas décadas. “A melhor surpresa de trabalhar nisso foi a questão do ser humano”, afirmou. O professor americano concluiu que os humanos são menos propensos a se tornar robôs, caso sigam a ética e as virtudes necessárias.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org