Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PAPO EXP
3 de novembro de 2011

Professor espanhol debate eventos esportivos na Famecos

Por Marcos Westermann
Emilio Fernández Peña dirige Centro de Estudos Olímpicos da Universidade Autónoma de Barcelona (Foto: Priscila Leal)

Emilio Fernández Peña dirige Centro de Estudos Olímpicos da Universidade Autónoma de Barcelona (Foto: Priscila Leal)

O bate-papo iniciou com uma indagação de Peña: “por que os meios de comunicação são tão importantes?” A resposta veio em seguida, dada por ele mesmo. “Porque eles constroem e mostram a realidade”.

Ainda discutindo o papel dos veículos de imprensa, Peña, formado em Jornalismo, ressaltou a necessidade da participação destes na venda de ingressos em eventos desse porte: “80% da renda é por causa deles. São os principais responsáveis pelo financiamento de uma Copa do Mundo ou Olimpíada”. Como exemplo, usou o Estádio do Ninho, principal local durante as Olimpíadas de Pequim, na China, pensado todo para facilitar o trabalho durante as transmissões de TV.

A utilização das redes sociais por instituições, na visão do espanhol, também precisa mudar. Para ele, ainda é muito amadora a forma como é feita. “É preciso ser sincero e pedir a opinião de quem nos segue. Além disso, tratá-lo de um jeito personalizado. Ele precisa se sentir único”, destacou.

Após a fala de Peña, a discussão foi aberta ao público, que teve a oportunidade de tirar algumas das dúvidas. Entre elas, a chance do Brasil de aproveitar o legado que esses eventos costumam deixar. Em sua resposta, foi enfático. “Estou certo de que terão resultados tão bons quanto os de Barcelona, em 92”, lembrou. Um ano antes daquela Olimpíada, a cidade catalã recebia apenas um milhão de visitantes anuais. Dois anos depois, o número já era quatro vezes maior. Hoje, são 11 milhões de turistas.

Peña participará, nesta sexta-feira, 4 de novembro, Seminário Internacional de Megaeventos esportivos – Impactos e Legados, que acontece no auditório do Parque Esportivo da PUCRS e coordenado pelo professor do curso de Educação Física e Ciências do Desporto, Nelson Todt.

Confira a matéria em:

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org