Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
SOLIDARIEDADE
20 de novembro de 2012

Professora da Famecos é selecionada para Projeto Rondon

Por Maria Polo

Participantes recebem apoio de militares na Bahia (Foto: Arquivo pessoal Glafira Maria Furtado)

A professora de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Glafira Maria Furtado passará de 18 de janeiro a 3 de fevereiro do ano que vem em Itaquara, na Bahia, participando do Projeto Rondon. É a primeira vez, em mais de 20 anos, que um docente da Famecos representa a universidade.

Para ser escolhida, Glafira passou pela mesma seleção que os alunos. Um longo processo de duas fases e uma entrevista, que envolve mais de duas dezenas de encontros onde os voluntários são observados a todo o momento. Na vigésima reunião, o interessado recebe um atestado de frequência que vale como curso de extensão.

Selecionada, a professora embarcou para Itaquara para a viagem precursora, na qual os responsáveis pela missão fazem um estudo de campo e levantamento de dados. “É um desafio que envolve maturidade emocional e despreendimento”, afirma Glafira. Ela relatou que a viagem obteve êxito e que foi muito bem recebida pelos moradores da cidade. “O que falta para eles em recursos sobra em gentileza”, constata.

A professora conta que sempre teve vontade de se envolver no Projeto Rondon, desde estudante de graduação na Famecos. Glafira trabalha com projetos sociais e ministra a disciplina de Projeto Experimental Comunitário, que estimula os estudantes ao engajamento em causas sociais. “Sempre fui interessada na face huminitária das Relações Públicas”, lembra. Para Glafira, a imersão total em outra realidade e a falta de contato com o seu ambiente diário devem proporcionar uma experiência inesquecível. O apoio da coordenação da unidade foi muito importante.

O Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto social voluntário que envolve estudantes universitários de todo o Brasil. A proposta busca soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. “É um projeto que busca a troca de experiências. É necessário ter humildade para valorizar o conhecimento deles”, conta Glafira.

Criado em 1967 por Marechal Rondon, o projeto tem como principais objetivos contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do país, consolidar o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Tag(s) da matéria: , , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org