Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
COMUNICAÇÃO
7 de outubro de 2015

Professora da Famecos participa de evento em São Paulo

Fabiane Sgorla integra o V Encontro Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva
Por Laura Franco
OBITELBR2

Evento ocorre nos dias 8 e 9 de outubro, na USP (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (8), a professora de Relações Públicas Fabiane Sgorla participa do V Encontro Obitel Brasil de Pesquisadores de Ficção Televisiva. O evento ocorre nos dias 8 e 9 de outubro, na USP, e é promovido pelo Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP e pela Globo Universidade. A Obitel trata-se de um observatório ibero americano de ficção televisiva. Além disso, é formada por diversos grupos. Fabiane explica o desenvolvimento do projeto. “Trabalhamos à distância, coletamos dados e formulamos um relatório de pesquisa em conjunto, criando um artigo. Este artigo é vinculado em um livro”.

A professora faz parte do grupo há quatro anos. Em 2013, integrou a pesquisa de recepção do público para a novela Avenida Brasil, além de observar as produções sobre a dramaturgia em sites da Globo. “Observamos o lado da produção e da recepção para desenvolver o artigo”. Este ano, o objeto de estudo foi a telenovela Império. A produção atual do grupo é um comparativo entre três narrativas: Passione (2010), Avenida Brasil (2013) e Império (2015). “Buscamos entender como a audiência tem recebido as telenovelas e como ela se expressa nas redes sociais. O artigo traz uma perspectiva longitudinal, de perceber como o Twitter serviu como espaço para o público dar sua opinião”. O resultado será apresentado no evento para outros grupos de pesquisa e produtores da Globo. Neste dia, deve ser lançado o livro que reúne as pesquisas de todo o Brasil.

Para ela, a pesquisa é muito relevante, pois mostra como a recepção para estes conteúdos tem se alterado durante o tempo. O interesse dos grupos é entender como ocorre essa mudança. Por ser um observatório, que se caracteriza por uma continuidade da pesquisa, pode se perceber claramente essa evolução. “Antes, a pesquisa era etnográfica, os pesquisadores observavam pessoalmente o comportamento dos telespectadores enquanto assistiam às novelas. Hoje, a partir da revolução tecnológica e da midiatização, é possível observar estas atitudes nas redes sociais”, diz Fabiane.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org