Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
Famecos
6 de dezembro de 2018

Professora da Famecos participa de Programa de Liderança nos EUA

Dez dias de imersão em alfabetização digital e responsabilidade de mídia
Por Gabriel Salazar

Está acontecendo de 28 de novembro até 8 de dezembro, nos Estados Unidos, o Programa de Liderança para Visitantes Internacionais (International Visitor Leadership Program). O objetivo é reunir jornalistas, educadores e membros da sociedade civil para trocar experiências com as contrapartes nos Estados Unidos e discutir como promover alfabetização digital e responsabilidade de mídia. Os participantes irão participar de atividades nas cidades de Washington (DC), Providence (Rhode Island) e Miami (Flórida). 

Professora FêCris Vasconcellos Foto: Arquivo Pessoal

Foram convidadas para participar do programa dez jornalistas e professoras de jornalismo que são líderes nas suas áreas de atuação. A integração do grupo durante as atividades permitirá o desenvolvimento de iniciativas mais integradas e conduzirá a uma estratégia mais transversal e coordenada para lidar com a desinformação no Brasil. Dentre as participantes está a professora da Famecos FêCris Vasconcellos, que acredita que o evento é “importante para trabalhar pela melhora do jornalismo como ferramenta da democracia e também para que a população esteja mais engajada no jornalismo e nas notícias”.

Dentre os objetivos principais do programa, estão explorar a responsabilidade profissional e os recursos para garantir relatórios precisos em um ambiente de mídia digital cada vez mais complexo; explorar a importância do jornalismo investigativo e da checagem de fatos; examinar modelos educacionais que desenvolvam a alfabetização midiática nas escolas dos Estados Unidos, nos níveis primário, secundário e superior; e examinar atividades que estimulem uma maior conscientização do público sobre as ameaças representadas pela desinformação.

Participantes com a equipe de Media Literacy da Universidade de Rhode Island

O Departamento de Estado americano pagou as viagens das dez participantes e planejou as atividades de acordo com os interesses individuais de cada uma e o tema geral do programa. “Eu tenho convicção de que quando eu tenho oportunidades como essa eu me torno melhor professora e pesquisadora”, conta FêCris. “Estou anotando tudo para levar discussões importantes para a sala de aula e, assim, ajudar a aumentar o debate e a luta pelo jornalismo de qualidade”.

Em seu último dia juntas, as participantes poderão compartilhar planos de ação e acompanhamento. Serão também desafiadas a pensar na integração com outras pessoas do grupo e com outras instituições que não sejam as suas, com o objetivo de desenvolver soluções para a desinformação e promover iniciativas de alfabetização midiática.

Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org