O longa-metragem Mulher do Pai, dirigido pela cineasta porto-alegrense Cristiane Oliveira, conta com a produção da professora da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Aletéia Selonk. A produção, que está em fase de filmagens, se passa próximo à fronteira do Brasil com o Uruguai. Realizado pela Okna Produções, na qual Aletéia é diretora, o filme tem histórico de premiações desde a fase de projeto.
O currículo da professora apresenta diferentes projetos audiovisuais. Entre eles, o longa de animação As Aventuras do Avião Vermelho, lançado comercialmente no Brasil em dezembro de 2014; o primeiro longa-metragem do diretor Fabiano de Souza, A Última Estrada da Praia e o documentário Walachai. Além da Okna Produções, a professora coordena o Tecna (Centro Tecnológico Audiovisual do RS).
Conforme Aletéia, Mulher do Pai é o primeiro longa da Okna que foi pensado, desde o início, para o mercado internacional. “É uma iniciativa muito especial para mim. Aprendi muito ao longo das suas fases de desenvolvimento. Agora, em produção, posso ver materializado aquele universo que um dia criamos”, afirma.
Bruna Lucas, aluna do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual da Famecos, é a produtora de base do filme. “É minha primeira experiência em longas-metragens”, conta. A estudante realiza atividades requeridas pela equipe que está fora da cidade. Segundo ela, as funções vão das mais simples às mais importantes. “Aprendemos muito trabalhando em uma produção fora da faculdade, pois conseguimos ver a realidade e percebemos que não existem regras absolutas. Cada produção vai apresentar problemas diferentes, assim como soluções diferentes”, considera.
Para Aletéia, oportunizar experiências para estudantes é uma ação importante. “Falo isso não apenas como professora mas também como produtora. O intercâmbio de visões e trajetórias contribui para o desenvolvimento profissional do aluno”, reconhece.