A professora do curso de Audiovisual da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Aletéia Selonk, da Okna Produções, será uma das duas brasileiras a participar do Produire au Sud Workshop Nantes – seminário internacional destinado a países africanos, da América Latina e Ásia. O evento visa o desenvolvimento e a co-produção de projetos de jovens realizadores com futuro promissor e que ocorre durante o Festival 3 Continents.
Junto da diretora gaúcha, a colega Cristiane Oliveira, participará do evento que ocorre entre os dias 23 e 30 de novembro em Nantes, na França. O projeto selecionado foi o longa-metragem A mulher do Pai. O filme já havia vencido o Prêmio Santander Cultural/Prefeitura de Porto Alegre/APTC-RS, em 2009, que gerou R$ 50 mil para o desenvolvimento do projeto e agora está em fase de consultoria de roteiro com Miguel Machalski (do filme Menina de ouro).
Aletéia, que é professora da Famecos há cinco anos, se mostra feliz pelo fato de ter seu projeto como o único escolhido do país. “Isso garante um protagonismo das produções regionais no mercado brasileiro”, afirma. E vai além. Para ela, “o ambiente universitário é muito enriquecedor, desafiador e estimulante. Ele favorece a reflexão sobre as práticas executadas no mercado, ao mesmo tempo em que posso desenvolver com os alunos modelos inovadores de entendimento do espaço audiovisual brasileiro e metodologias cada vez mais adequadas aos novos meios e suas possibilidades”.
O projeto da professora da Famecos foi um dos sete escolhidos entre outros 160 participantes de vários países. A produtora Okna já produziu dois longas-metragens, dois médias e sete curtas em quatro anos, e já arrecadou 27 prêmios. Os principais projetos atualmente são: As aventuras do avião vermelho, em produção, com data de lançamento prevista para 2012, Argus Montenegro, que está em fase de finalização, com lançamento previsto para 2011, dois documentários para o projeto Fronteiras do Pensamento, para o próximo ano, e A última estrada da praia, longa concluído que já percorre festivais e tem seu lançamento comercial previsto para 2011.