Nesta quarta-feira, 25 de maio, ocorreu mais uma edição do Papo Exp, na Sala Arena da Faculdade de Comunicação Social (Famecos). A palestrante foi a professora e administradora de carreiras Cleia Cleonice Visentini. Formada em Administração pela PUCRS, Cleia promoveu debates com os alunos do Espaço Experiência sobre carreiras e entrevistas de emprego.
A palestra iniciou com um desafio: o público foi convidado a cantar a música “Como uma Onda”, de Lulu Santos. Alguns estudantes permaneceram calados e serviram de exemplo para as considerações da professora. Segundo ela, a autoconfiança e ousadia são qualidades essenciais para o sucesso profissional. Se todos estivessem, por exemplo, em uma seleção de emprego, os que não cantaram seriam eliminados. A professora falou também da importância de se ter metas e objetivos, e desafiou os alunos a pensarem em suas qualidades, planos e habilidades.
Cleia frisou também a influência das questões emocionais nos profissionais que estão à procura de emprego. Um bom profissional é aquele que consegue surpreender, ter estratégias de inovação e, principalmente, que for capaz de ousar sem deixar de ser ético. De acordo com Cleia, é importante adaptar-se às empresas, mas não esquecer de seus princípios. “Nunca se deve engatinhar quando se tem o impulso de voar”, ensina a professora. Se determinada empresa não dá os instrumentos necessários para o desenvolvimento do profissional, ou exige que ele aja contra seus princípios, ela aconselha os estudantes a trocar de emprego.
Para ela, os profissionais devem buscar sempre a mudança e, portanto, estar em constante movimentação. “O conhecimento nunca tem fim, pois está sempre pronto para renascer”, acredita Cleia. A palestra teve grande interação com o público, que respondeu às perguntas da convidada e a questionou em alguns momentos. No final, mais uma música foi cantada pelo público: “o que é o que é”, de Gonzaguinha.