Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
PAPO EXP
25 de maio de 2011

Professora da PUCRS desafia os alunos do Espaço Experiência

Por Júlia Franz
A professora Cleia Cleonice incentivou os alunos a pensarem em sua carreira (Foto: Samuel Maciel)

A professora Cleia Cleonice incentivou os alunos a pensarem em sua carreira (Foto: Samuel Maciel)

Nesta quarta-feira, 25 de maio, ocorreu mais uma edição do Papo Exp, na Sala Arena da Faculdade de Comunicação Social (Famecos). A palestrante foi a professora e administradora de carreiras Cleia Cleonice Visentini. Formada em Administração pela PUCRS, Cleia promoveu debates com os alunos do Espaço Experiência sobre carreiras e entrevistas de emprego.

A palestra iniciou com um desafio: o público foi convidado a cantar a música “Como uma Onda”, de Lulu Santos. Alguns estudantes permaneceram calados e serviram de exemplo para as considerações da professora. Segundo ela, a autoconfiança e ousadia são qualidades essenciais para o sucesso profissional. Se todos estivessem, por exemplo, em uma seleção de emprego, os que não cantaram seriam eliminados. A professora falou também da importância de se ter metas e objetivos, e desafiou os alunos a pensarem em suas qualidades, planos e habilidades.

Cleia frisou também a influência das questões emocionais nos profissionais que estão à procura de emprego. Um bom profissional é aquele que consegue surpreender, ter estratégias de inovação e, principalmente, que for capaz de ousar sem deixar de ser ético. De acordo com Cleia, é importante adaptar-se às empresas, mas não esquecer de seus princípios. “Nunca se deve engatinhar quando se tem o impulso de voar”, ensina a professora. Se determinada empresa não dá os instrumentos necessários para o desenvolvimento do profissional, ou exige que ele aja contra seus princípios, ela aconselha os estudantes a trocar de emprego.

Para ela, os profissionais devem buscar sempre a mudança e, portanto, estar em constante movimentação. “O conhecimento nunca tem fim, pois está sempre pronto para renascer”, acredita Cleia. A palestra teve grande interação com o público, que respondeu às perguntas da convidada e a questionou em alguns momentos. No final, mais uma música foi cantada pelo público: “o que é o que é”, de Gonzaguinha.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org