Logo PUCRS PUCRS Universidade PUCRS Administração PUCRS Unidades PUCRS Graduação PUCRS Pós-graduação PUCRS Extensão PUCRS Biblioteca PUCRS Vestibular
INTERCÂMBIO
9 de junho de 2011

Professora de Utah visita a PUCRS

Por Débora Fogliatto
A professora Cacilda Rêgo também conheceu a Famecos e as instalações do Espaço Experiência (Foto: Felipe Dalla Valle)

A professora Cacilda Rêgo também conheceu a Famecos e as instalações do Espaço Experiência (Foto: Felipe Dalla Valle)

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) estuda a possibilidade de mais uma parceria para mobilidade acadêmica com uma universidade do exterior. A professora Cacilda Rêgo, da Utah State University, veio conhecer a PUCRS com interesse de promover intercâmbio entre alunos dessas instituições. Cacilda é Chefe Associada do Departamento de Linguagem, Filosofia e Comunicação (Associated Department Head of Languages, Philosophy & Speech Communication).

Baiana criada no Rio de Janeiro e residente nos Estados Unidos, a professora encantou-se com a Universidade gaúcha. “Gostei muito do nível e da qualidade da PUCRS e, embora já soubesse que a estrutura era boa, estou surpresa”, elogia. Morando nos Estados Unidos, Cacilda tem estudado a cultura latino-americana, principalmente brasileira. Atualmente, sua pesquisa é voltada para o cinema e telenovelas brasileiras, e as aulas que leciona são relacionadas com cinema, teatro, literatura e língua portuguesa.

Formada em Turismo pela Universidade Católica de Petrópolis, foi aos Estados Unidos para aprender inglês por dois meses e acabou ficando por trinta anos. Lá, realizou seu Mestrado em Comunicação Internacional e sua tese a respeito da televisão brasileira. Logo se interessou também pelo cinema do país e acredita que a cultura é uma parte importante do aprendizado da língua. Por isso, ao ensinar português, ela busca mostrar também filmes, livros e telenovelas como parte das aulas.

De acordo com a professora, há interesse por parte dos alunos de Utah em conhecer o Rio Grande do Sul e aprender português. Muitos dos estudantes mórmons (membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), maioria em Utah, foram missionários no Brasil, falam português e têm vontade de vir para o estado devido à cultura gaúcha. Por ser uma instituição voltada para a pesquisa, muitos universitários e docentes da Utah State University também gostariam de realizar atividades acadêmicas no Brasil. A visita da professora Cacilda é o primeiro passo concreto para o convênio, que pode ser consolidado em 2012.

Tag(s) da matéria: , .
Eu Sou Famecos no Facebook Eu Sou Famecos no Flickr Eu Sou Famecos no Issuu Eu Sou Famecos no Mixcloud Eu Sou Famecos no Scribd Eu Sou Famecos no Twitter Eu Sou Famecos no Ustream Eu Sou Famecos no YouTube RSS do portal Eu Sou Famecos
Marista, Famecos, Espaço Experiência e PUCRS Site Famecos Site Eu Sou Famecos Site PUCRS
Faculdade de Comunicação Social - Famecos/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 - Sala 106 - Porto Alegre/RS - CEP 90619-900
Fone 51 3320.3569 r. 4121 - espacoexperiencia@pucrs.br
Desenvolvido por Espaço Experiência Wordpress.org