A quatro dias da aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no domingo (25), a professora de Radiojornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS Geórgia Santos contou como foi realizar a prova em 2009, ano de sua última edição. Seu desempenho naquele ano ajudou o curso de Jornalismo a ficar com cinco, o conceito máximo.
“Estava morrendo de medo, porque o conceito dependia da prova e me formava naquele ano. Além disso, a demanda no final do curso é muito maior”, lembra Geórgia. A professora destaca que o conteúdo da prova não apresentou nenhuma novidade em relação ao que foi visto em sala de aula e dá um conselho: ler com atenção o enunciado de cada pergunta. “O ENADE reflete o comprometimento do aluno durante a faculdade. Se ele é constante em todas as cadeiras e aproveita o que é oferecido vai se sair bem”, conta.
O bom desempenho de Geórgia na prova quase foi impedido por um contratempo: ela se deu conta, já no local da prova, que estava sem seu documento de identidade. “De tanto ouvir minha mãe falar sobre isso, acabei esquecendo a carteira em casa. Ainda bem que cheguei com antecedência e pude buscá-la a tempo”, diverte-se.
Três anos mais tarde, como membro do corpo docente da Famecos, vê a prova como uma oportunidade de o estudante medir sua aptidão profissional e demonstrar a qualidade de ensino do curso. “Se os alunos forem bem, quer dizer que me saí bem como professora. Em 2009, queria me testar. Agora quero ver se sei transmitir o que aprendi”, afirma Geórgia.
A prova, no domingo, tem início marcado para as 13h. O local da prova foi informado aos alunos que já preencheram o Questionário do Estudante. O prazo final para resposta vai até 25 de novembro, data de aplicação do ENADE. Para quem quiser se preparar melhor, a PUCRS disponibiliza simulados e edições anteriores em sua página especial para o exame.
Confira, no vídeo abaixo, o conselho da professora Geórgia Santos aos estudantes que realizarão o ENADE.