Metrópole, tecnologia, informação, intervenções urbanas e arte locativa. Foi um pout-pourri desses elementos que Lenara Verle, artista e pesquisadora em arte e novas tecnologias, trouxe como proposta para a oficina Cidade codificada, ministrada nesta tarde na Famecos. Confira o blog criado para a oficina: http://cidadecodificada.wordpress.com.
Após uma breve conversa com os alunos nas dependências da faculdade, quando Lenara falou sobre redes, Google Latitude, Google Maps, lembrando sempre a necessidade de uma discusso que proponha a regulamentação dos direitos e da privacidade na rede, a professora chamou a gurizada para brincar numa gincana.
A tarefa de cada um dos cinco grupos consistia em localizar códigos de barra escondidos tanto nas dependências da universidade, quanto no bairro Cidade Baixa. Era preciso decodificá-los e mandálos de volta para Lenara por e-mail, torpedo ou voz (usando os celulares ou telefones públicos). A equipe que encontrasse, decifrasse e enviasse mais retornos, seria a vencedora.
Ao final, todos os participantes se encontrariam com a professora em frente ao Cine Guion Center, na Nova Olaria, para que os vencedores recebessem a premiação.